
A partir desta Quinta-feira Santa, 17, os fiéis católicos da Diocese de Araçatuba se reúnem para celebrar o Tríduo Pascal — período sagrado que se estende até a manhã do Domingo de Páscoa, 20. Esse é o momento mais importante do calendário litúrgico, marcado por profundos rituais que recordam a Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus Cristo.
Durante esses dias, as paróquias da Diocese que itegram as regiões de Araçatuba, Birigui, Guararapes e Andradina organizam missas e celebrações especiais, como a Ceia do Senhor e o rito do lava-pés na quinta-feira, a Paixão e Adoração da Cruz na sexta, e a solene Vigília Pascal no sábado. No domingo, as igrejas celebram a Páscoa do Senhor com horários diversos de missas, procissões e momentos de oração.
Na Catedral Diocesana Nossa Senhora Aparecida, Dom Sergio Krzywy presidirá as celebrações principais nos seguintes horários:
- Quinta-feira (17/4), às 19h30 – Missa da Ceia do Senhor
- Sexta-feira (18/4), às 15h30 – Celebração da Paixão
- Sábado (19/4), às 19h30 – Vigília Pascal
- Domingo (20/4), às 10h e às 18h – Missas de Páscoa
Em Araçatuba, na Paróquia Sant’Ana, as celebrações serão às 19h30 na quinta e sábado, e no domingo às 8h e 19h30. O Imaculado Coração de Maria realizará missas na quinta às 19h30, sábado às 19h e domingo às 8h e 18h30. Já na Paróquia São Francisco e Santa Clara (Pinheiros), os horários são: quinta às 19h, sexta às 17h, sábado às 19h e domingo às 8h e 10h. Na Paróquia Santo Antônio de Pádua, as missas serão quinta às 20h, sexta às 18h, sábado às 21h e domingo às 8h30.
Confira abaixo a programação completa de todas as paróquias de Araçatuba:
Reflexão sobre o mistério da Páscoa
O padre Jefferson Monsani, pároco do Santuário São João Batista e São Judas Tadeu e assessor diocesano da Catequese, compartilha uma reflexão sobre o sentido espiritual da Páscoa:
“A Missa Vespertina da Ceia do Senhor dá início ao Tríduo Pascal, um tempo de intensa vivência do amor de Cristo. O lava-pés, o recolhimento na sexta-feira, a espera do sábado e a glória da Ressurreição no domingo não são apenas ritos, mas uma memória viva do amor que transforma. Repetir esses momentos é manter viva a essência da fé: Cristo vivo, presente e atuante em nossa história.”
Confira a programação nas demais cidades da região:
Fale com o Folha da Região!
Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.