RECEITA

Um molho incrível

Por Sonia Machiavelli | Especial para a Sampi
| Tempo de leitura: 2 min

Ingredientes

  • 1 xícara (chá) de folhas de manjericão
  • 2 dentes (grandes) de alho
  • 3 colheres (sopa) de pinolli
  • Um quarto de xícara (chá) de parmesão
  • Meia xícara (chá) de azeite
  • Sal a gosto
  • Pimenta-do-reino a gosto

A maioria das pessoas que gostam de cozinhar sabe que o ‘pesto’ é uma receita tradicional italiana, com origem na cidade de Gênova, provavelmente datada do século XIX. Sabe também que o nome vem da palavra italiana ‘pestare’, que significa ‘amassar’ ou ‘esmagar’, referindo-se ao método de preparo do molho em pilão ou, como ensinaram os árabes, no almofariz.

O ‘pesto’ clássico é feito com manjericão, alho, azeite, parmesão e pinoli. Porém, existem algumas variações regionais e muito pessoais da receita. Assim é possível utilizar em substituição ao pinoli outros tipos de castanhas, como amêndoas, nozes e até amendoim. E outros tipos de verduras, como salsinha ou rúcula, podem entrar em lugar do manjericão. Frequentemente usado como acompanhamento para massas, o ‘pesto’ também é ótimo para temperar saladas, legumes, carnes e peixes. Além do seu sabor incrível, a presença de antioxidantes e gorduras saudáveis do azeite de oliva e das castanhas é garantia de saúde.

O ‘pesto’ mantém-se perfeito na geladeira por uma semana. Congelado, dura até três meses. Para evitar que ele perca sua cor verde brilhante, é importante cobri-lo com uma camada de azeite de oliva antes de armazenar.

Veja como é fácil preparar, utilizando o mixer (que não existia quando o molho foi criado) ou um pilãozinho de socar alho, do jeito tradicional.

 Lave e seque bem as folhas de manjericão e transfira-as para o mixer ou pilão. Junte também o alho e bata tudo até que alho e manjericão fiquem triturados. Em seguida junte as castanhas escolhidas, o parmesão e o azeite e misture mais um pouco, sem bater. Tempere com sal e pimenta-do- reino a gosto e sirva. Para guardar, coloque em pote de vidro esterilizado (basta dois minutos no micro-ondas) e cubra com azeite. Feche bem a tampa.

Sonia Machiavelli é professora, jornalista, escritora; membro da Academia Francana de Letras.

Fale com o Folha da Região!
Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.

Comentários

Comentários