Encontrar mão de obra qualificada tem sido uma dificuldade para a maioria das empresas brasileiras. Há muitas pessoas precisando de emprego, mas não há muitos indivíduos capacitados e treinados para exercerem todo e qualquer tipo de função, das mais simples às mais sofisticadas.
A defasagem parece não estar mais no setor da Educação, há muitas ofertas de cursos, gratuitos e pagos, de profissionalização ao doutorado, presencial, semipresencial ou totalmente online. Talvez, o que esteja faltando seja, então, um atendimento humanizado de orientação, encaminhamento e acompanhamento do público interessado e, principalmente, mais necessitado.
O poder público municipal, em parceria com as instituições de ensino locais, poderia criar pontos de informação fixos e em eventos para orientar a gestão de carreira, indicando cursos e instituições aos interessados a partir das suas necessidades e vocações.
A mídia, por sua vez, também poderia contribuir com artigos de especialistas mostrando novos cursos, novas profissões e, especialmente, novas necessidades do mercado de trabalho para, da mesma forma, orientar a profissionalização de jovens e adultos.
Nesse sentido, neste artigo abordarei a importância da comunicação como “soft skills” (e profissão!) que diferencia o trabalhador e alavanca sua carreira para apresentar um curso de graduação de apenas dois anos de duração chamado Comunicação Institucional.
Como todos sabemos, a comunicação é, hoje, uma das “soft skills” mais valorizadas para o sucesso profissional, pois contribui para um ambiente de trabalho harmonioso e produtivo.
Para quem não está familiarizado com o termo, “soft skills” são habilidades interpessoais e comportamentais que influenciam a forma como uma pessoa interage com os outros e lida com desafios no ambiente de trabalho.
Elas incluem competências como comunicação, empatia, liderança, trabalho em equipe e resolução de problemas. Essas habilidades são fundamentais, por isso investir no desenvolvimento delas é essencial para o crescimento na carreira.
No caso da comunicação, é preciso compreender que ela vai além da capacidade de falar ou escrever claramente. Engloba, também, a habilidade de ouvir, entender e se expressar de forma eficaz em diferentes contextos. Profissionais que se comunicam bem conseguem transmitir ideias de forma clara, evitando mal-entendidos e aumentando a produtividade em empresas de todos os portes, pequena, média ou grande.
Além disso, a comunicação eficaz favorece o trabalho em equipe, essencial para ambientes colaborativos, pois permite que os membros compartilhem informações de maneira fluida. Também é fundamental para a construção de relacionamentos interpessoais saudáveis, influenciando diretamente a cultura organizacional e a motivação das equipes.
Líderes que comunicam suas expectativas de forma transparente são mais capazes de gerar confiança e engajamento. Além disso, em negociações e tomada de decisões, a habilidade de se comunicar de forma persuasiva e empática pode ser um diferencial competitivo importante.
Em um cenário de constante inovação e transformação digital, a comunicação torna-se ainda mais essencial, pois facilita a adaptação a novas tecnologias e processos, mantendo as equipes alinhadas e focadas em objetivos comuns.
No curso de Comunicação Institucional, os estudantes aprendem tudo isso e mais: a criar soluções produtivas utilizando tecnologia, canais multimídia, noções de marketing e comercialização de produtos. São treinados para transmitir informações de forma clara e persuasiva para diferentes públicos, tanto por escrito como verbalmente, assim acabam fortalecendo a marca do empreendimento.
Outra habilidade é a Gestão de Crises, como estabelecer estratégias de comunicação durante situações adversas para minimizar os danos à reputação da empresa e/ou instituição. Esse comunicador pode, ainda, padronizar a comunicação da empresa para evitar problemas de interpretação; estabelecer parcerias, fazer atendimento dos veículos de comunicação, entre outras ações.
A graduação de dois anos em Comunicação Institucional está disponível em cursos totalmente online em quatro instituições de ensino superior de Araçatuba, com mensalidades que variam de R$ 119,00 a R$ 150,00.
Ayne Regina Gonçalves Salviano é comunicadora, formada em jornalismo e marketing digital. É especialista em Metodologia Didática do Ensino Superior com mestrado em Comunicação e Semiótica, e MBA Internacional em Gestão Educacional.
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