Às vésperas do Carnaval, uma nova modalidade de pagamento foi implementada na última sexta-feira (28) pelo Banco Central: o PIX por aproximação. A intenção é facilitar o pagamento por PIX via carteira digital (Google Pay), apenas com a aproximação do aparelho celular.
É importante destacar que a novidade está disponível apenas para aparelhos Android com carteira Google Pay e em instituições participantes do Open Finance (https://openfinancebrasil.org.br/quem-participa/). Ou seja, dispositivos com Apple Pay e Samsung Pay ainda não são compatíveis, pois as instituições não possuem cadastro no Banco Central.
Como funciona?
Para utilizar o pagamento via PIX por aproximação, basta registrar sua conta na carteira Google Pay através do seu banco (o processo pode variar entre instituições). Abra o aplicativo bancário e encontre a opção "Adicionar à Carteira". Em seguida, selecione a opção "PIX", siga o processo de validação de identidade e finalize a operação de acordo com as exigências do seu banco. O processo inverso também é possível: você pode acessar a carteira digital primeiro e, a partir dela, ser encaminhado ao aplicativo bancário para as validações necessárias.
E as outras carteiras?
Ainda não há previsão de quando outras carteiras digitais, como Apple Pay e Samsung Pay, estarão habilitadas. Antes disso, elas precisarão passar pelo procedimento do Banco Central para obter a autorização correspondente.
Segurança
Sempre que uma nova ferramenta financeira é disponibilizada, ela se torna alvo de criminosos. Cuidado! A recomendação é que o uso do recurso seja condicionado à confirmação, ou seja, antes de autorizar uma transação, ela precisa ser validada através de senha ou biometria. Certifique-se de que essa função está ativa no seu dispositivo para evitar que alguém realize pagamentos sem sua autorização.
Durante a folia, se puder, deixe o aparelho em casa. Caso contrário, use mecanismos de segurança para evitar furtos, reforce suas senhas e ative todos os fatores de autenticação disponíveis na sua instituição bancária. Como precaução adicional, mantenha valores limitados em conta ou defina limites de transação para evitar transferências e usos indesejados.
A função de pagamento PIX por aproximação, quando ativada, já vem pré-programada com um limite de transação de R$500,00, mas esse valor pode ser alterado pelo usuário (por limite de transação ou limite diário) diretamente no aplicativo bancário. Mais detalhes podem ser acessados na matéria da Agência Gov: (https://agenciagov.ebc.com.br/noticias/202502/banco-central-incentiva-inovacao-em-pagamentos-e-viabiliza-oferta-do-pix-por-aproximacao).
Deixe o seu comentário
E você, já ativou a nova funcionalidade? Compartilhe sua experiência! Envie seu comentário ou sugestão para: consultor@josemilagre.com.br. Não se esqueça de se inscrever no meu canal no YouTube: youtube.com/josemilagre e de me seguir no Instagram: @dr.josemilagre
Fale com o Folha da Região!
Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.