Neste mês de junho, o Hemocentro de Araçatuba, referência na captação de doadores no Noroeste Paulista, está operando em novos horários. Conforme divulgado pela assessoria de imprensa da entidade hospitalar, o atendimento passou a ser realizado de segunda, terça e quinta-feira, das 7h30 às 12h30 e das 14h30 às 18h. Nas quartas e sextas-feiras, o funcionamento ocorre das 7h30 às 12h30, e aos sábados, das 7h às 11h, visando atender a demanda dos trabalhadores.
Aline Duarte Fernandes, agente de captação do Hemocentro, destacou a importância dessa mudança. "O novo horário oferece mais flexibilidade para os doadores. Durante a pandemia, tivemos uma redução nos horários, o que dificultou a vinda de alguns doadores. Agora, com três dias de atendimento estendido até as 18h, esperamos uma diferença significativa na captação de doações," afirmou Aline.
Sobre o estoque atual, Aline ressaltou que, embora razoável, há uma necessidade urgente de certos tipos sanguíneos. "Estamos com muitos pacientes com dengue hemorrágica e oncológicos. Os estoques de O e A negativo estão críticos. Temos apenas três bolsas de A negativo, quando deveríamos ter 40, e O negativo está na mesma situação. A positivo temos 52 bolsas e O positivo 133", informou Aline.
Ela também fez um apelo para que mais pessoas doem sangue. "Estamos constantemente pedindo doações por meio de nossas redes sociais e convocando doadores via e-mail e WhatsApp". disse.
Requisitos para Doação de Sangue
Para doar sangue, é necessário:
- Estar em boas condições de saúde
- Ter entre 16 e 69 anos (a primeira doação deve ter sido feita antes dos 60 anos)
- Pesar no mínimo 50 kg
- Estar descansado (ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas)
- Estar alimentado (evitar alimentos gordurosos nas 4 horas que antecedem a doação)
- Apresentar documento original com foto recente
Contato
O Hemocentro de Araçatuba está localizado na rua Arthur Ferreira da Costa, 330, no bairro Aviação. O agendamento para doação pode ser feito pelo telefone (18) 2102-9400.
Fale com o Folha da Região!
Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.