A Polícia Federal de Araçatuba, em cumprimento da Operação Lesa Pátria, prendeu Josiani Vargas de Freitas, 37 anos. Ela é acusada de ter participado dos atos golpistas de 8 de janeiro de 2023. A mulher foi presa em casa, em Birigui, a cerca de 21 km de Araçatuba, nesta quinta-feira, 6.
A reportagem conversou com uma fonte da Polícia Federal em Araçatuba, que contou que os agentes estavam prontos para cumprir quatro mandados de prisão expedidos pelo Supremo Tribunal de Justiça (STF), mas, em campo, apenas a moradora de Birigui foi presa. No total, os policiais federais foram autorizados a cumprir mandados de prisão preventiva em 18 estados e no DF. No interior paulista, além de Birigui, os mandados estavam destinados às cidades de Paulicéia, Panorama e Andradina.
"Fui presa injustamente"
Dos mandados de prisão preventiva emitidos com o aval do STF no interior paulista, dois homens e uma mulher estavam na mira dos agentes. Somente Josiani foi presa. Ela estava em casa quando os agentes federais chegaram. Fontes ouvidas pela reportagem contaram que ela já esperava ser presa, "mas que não teria tido tempo nem dinheiro para fugir", e acabou presa.
A Polícia Federal, que monitorou os suspeitos, sabia que a mulher, que estava desempregada, estaria "pedindo ajuda na internet para juntar dinheiro e fugir para Argentina". A reportagem teve acesso a uma página de vaquinha virtual criada pela mulher com o título: "Fui presa injustamente e hoje preciso de uma defesa por favor me ajudem". O título sofreu uma alteração recentemente.
O valor pedido pela mulher era para obter R$ 2.000, mas a vaquinha só conseguiu arrecadar R$ 100. Uma pessoa doou. A vaquinha foi criada em março de 2023. Na descrição do pedido, a mulher faz um apelo:
"Ajuda para pagar o advogado ... pois estou respondendo um processo federal sobre o que aconteceu no dia 8 de janeiro em Brasília na manifestação... infelizmente fiquei detida e perdi tudo inclusive meu trabalho... e hj preciso de uma defesa pois estou sendo processada... infelizmente por um erro que não cometi... peço ajuda pois hoje quem está precisando sou eu.. dês de já agradeço a todos e que Deus abençoe", diz o pedido, literalmente.
Operação Lesa Pátria
Ao longo de 27 fases, a Operação Lesa Pátria realizou centenas de prisões em face de vândalos, financiadores, autoridades omissas e incitadores dos crimes realizados no início do ano passado.
Na operação mais recente, até o momento, 49 pessoas foram presas nos estados do Espírito Santo, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Goiás, Minas Gerais, Bahia, Paraná e no Distrito Federal. A Polícia Federal continua realizando diligências para localização e captura de outros 160 condenados ou investigados considerados foragidos.
As investigações continuam em curso, e a Operação Lesa Pátria é permanente. Josiani segue presa em Araçatuba e deveria passar por audiência de custódia nesta sexta-feira, 7. Dependendo da avaliação do juíz durante a audiência, seu destino poderá ser a Penitenciária de Tupi Paulista.
Fale com o Folha da Região!
Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.