CURSO DE IDIOMAS

Seis escolas terão cursos de idiomas gratuitos na região

Aulas são oferecidas nos Centros de Estudos de Línguas (CEL) de Bauru, Jaú, Lins, Lençóis Pta, Igaraçu e Dois Córregos

24/05/2024 | Tempo de leitura: 2 min

Flávio Florido/EducaçãoSP

Nos Centros de Estudos de Línguas (CELs), as aulas são presenciais
Nos Centros de Estudos de Línguas (CELs), as aulas são presenciais

Os 151 Centros de Estudos de Línguas (CELs) da Secretaria da Educação do Estado (Seduc-SP) estão com inscrições abertas para aulas do segundo semestre. Nos centros, são oferecidos cursos gratuitos de inglês, espanhol, alemão, francês, italiano, japonês e mandarim, além de aulas de português para estrangeiros e Libras, a língua brasileira de sinais. Na região, seis unidades, nos municípios de Bauru, Jaú, Lins, Lençóis Paulista, Igaraçu do Tietê e Dois Córregos, são sedes do centro de línguas.

Em Bauru, o CEL funciona na EE Professor Christino Cabral, com cursos de espanhol, inglês e italiano. Em Lençóis Paulista, o CEL da EE Virgílio Capoani oferece aulas de espanhol e inglês. Em Jaú, os cursos disponíveis no CEL da EE Major Prado são de espanhol, francês, inglês e libras.

Em Dois Córregos, o CEL da EE José Alves Mira conta com aulas de espanhol e inglês. No CEL de Igaraçu do Tietê, na EE José Conti, é oferecido o curso de espanhol. Já em Lins, no CEL da EE Fernando Costa, também será aberta aula de espanhol.

Os cursos de inglês e de mandarim são ofertados exclusivamente para alunos do Ensino Médio e têm três anos (seis semestres) de duração. Os cursos de espanhol, alemão, francês, italiano, japonês e mandarim têm módulos semestrais, três anos de duração, e podem ser frequentados por estudantes a partir do 7º ano do Ensino Fundamental e estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e Centros Estaduais de Educação de Jovens e Adultos (CEEJAs).

As aulas de Libras são abertas também a estudantes a partir do 7º ano do Ensino Fundamental, mas têm três semestres de duração. As aulas de português como língua estrangeira para estrangeiros estão disponíveis para estudantes a partir do 6º ano do Ensino Fundamental e são ministradas por um ano e meio.

Nos CELs, as aulas são presenciais. Os estudantes interessados em um dos cursos de idiomas gratuitos da Seduc-SP devem se dirigir a uma das unidades de sua região portando documento de identidade com foto e comprovante de endereço. Não é necessário estudar naquela escola nas aulas regulares para ser aluno do CEL.

SERVIÇO

Cada unidade tem autonomia para formar suas turmas, divulgar o resultado das inscrições e organizar os dias e horários de aulas. No portal da Secretaria da Educação, é possível conferir a lista de CELs do Estado, os idiomas ofertados em cada um deles e seus respectivos endereços.

Fale com a Folha da Região! Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção? Clique aqui e fale com nossos repórteres.

Receba as notícias mais relevantes de Araçatuba e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.