INVESTIGAÇÃO

PF deflagra megaoperação contra quadrilha de roubo de carga

Ao todo, 140 policiais dão cumprimento a 13 mandados de prisão temporária e 18 mandados de busca e apreensão.

Por Thiago Rovêdo | 23/05/2024 | Tempo de leitura: 1 min
Especial para Sampi Campinas

Divulgação

Operação acontece nesta quinta-feira
Operação acontece nesta quinta-feira

A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta quinta-feira, 23, uma operação contra uma quadrilha que praticava roubos violentos de cargas e caminhões, sequestros e assassinato de caminhoneiros em municípios do estado de São Paulo.

Ao todo, 140 policiais dão cumprimento a 13 mandados de prisão temporária e 18 mandados de busca e apreensão, todos expedidos pela 2ª Vara da Comarca de  Itapecerica da Serra, SP. Os mandados estão sendo cumpridos nas cidades de Osasco, Barueri, Guarulhos e na capital paulista.

A investigação, conduzida pelo grupo especializado em repressão a crimes de roubo de cargas e caminhões da Delegacia de Polícia Federal em Campinas, começou em janeiro de 2024, a partir de informações colhidas sobre o grupo criminoso.

Durante as apurações, constatou-se que o grupo criminoso agia com violência contra as vítimas, havendo uma vítima fatal e outra que foi encaminhada para a UTI, onde permaneceu por uma semana em razão de vários traumas.

A quadrilha abordava veículos em baixa velocidade (próximos a pedágios) ou estacionados para descanso do motorista, invadindo as cabines e abordando as vítimas.

Rendidas, as vítimas eram levadas até cativeiros localizados em matagais próximos aos locais dos roubos, onde permaneciam privadas de sua liberdade, às vezes amarradas e sempre ameaçadas de morte.

Durante o cativeiro, os criminosos além de darem destinação a veículos e cargas usando bloqueadores de sinal para evitar ação policial, realizavam transferências via PIX.

Entre os alvos nesta manhã estão, além dos autores diretos dos roubos, ao menos dois integrantes apontados pela investigação como receptadores e distribuidores das peças dos veículos roubados e dois envolvidos na morte de um dos caminhoneiros.

Fale com a Folha da Região! Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção? Clique aqui e fale com nossos repórteres.

Receba as notícias mais relevantes de Araçatuba e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.