EM BAURU

Saúde realiza 1ª Plenária de Gestão do Trabalho e Educação

O evento acontece no Centro Administrativo da Prefeitura de Bauru, localizado na rua Wenceslau Braz, 8-8, na Vila Souto, das 7h30 às 17h, e será aberto à população

23/05/2024 | Tempo de leitura: 2 min

Durante a pré-plenária, diversos segmentos da sociedade contribuíram resultando na apresentação de 188 propostas
Durante a pré-plenária, diversos segmentos da sociedade contribuíram resultando na apresentação de 188 propostas

A Secretaria de Saúde e o Conselho Municipal de Saúde promovem neste sábado (25) a 1ª Plenária Municipal de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde (PMGTES), em atendimento a 4ª Conferência Nacional de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde, organizada pelo Conselho Nacional de Saúde, com o tema 'Democracia, Trabalho e Educação na Saúde para o Desenvolvimento: Gente que faz o SUS Acontecer'. O evento acontece no Centro Administrativo da Prefeitura de Bauru, localizado na rua Wenceslau Braz, 8-8, na Vila Souto, das 7h30 às 17h, e será aberto à população.

A pré-plenária, etapa no âmbito municipal, aconteceu no período de 26 de abril a 3 de maio, em todas as unidades da rede municipal de saúde, com a participação dos movimentos sociais e sindicais, profissionais da área da saúde, prestadores de serviços, gestores, representantes da sociedade civil, conselhos de classe e instituições de ensino, representantes do Conselho Municipal de Saúde e do Conselho Gestor e usuários dos serviços públicos municipais de saúde, interessados em contribuir para a discussão das diretrizes baseadas nos três eixos temáticos apresentados pelo Conselho Nacional de Saúde do Ministério da Saúde.

Durante a pré-plenária, diversos segmentos da sociedade contribuíram resultando na apresentação de 188 propostas que serão discutidas na 1ª Plenária Municipal de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde de Bauru, com participação dos membros do Conselho Municipal de Saúde. Seis propostas serão selecionadas e enviadas para a etapa regional da Conferência, sendo duas por eixo, findando, dessa forma, a etapa municipal.

A 4ª Conferência Nacional de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde tem o objetivo de mobilizar a sociedade civil para o foco na educação permanente das equipes de saúde e o aprimoramento do trabalho e do cuidado, além da revisão dos processos de formação de profissionais da saúde. A Conferência abrange as etapas municipais e estaduais que incluem as plenárias para apresentação e discussão de propostas e sugestões para a construção de Políticas Públicas para a Gestão do Trabalho e Educação na Saúde. A etapa nacional será de 10 a 13 de dezembro.

SECRETARIA ALERTA PARA GOLPES

A Secretaria de Saúde alerta a população, atendentes e os proprietários de estabelecimentos farmacêuticos sobre uma pessoa que utiliza o nome da Vigilância Sanitária para apreender medicamentos de uso controlado.

O golpista se identifica como servidor da Divisão de Vigilância Sanitária e portando mochila, pasta, crachá, aparentemente falso, apresenta um decreto que o autoriza a realizar apreensão de medicamentos de uso controlado.

O decreto informado para a apreensão é o Decreto 15.770/2021 e diz respeito a eleição do Conselho Gestor do município e não a questões sanitárias. Diante da recusa dos atendentes das farmácias em entregar os medicamentos solicitados, a pessoa passa a proferir ameaças em nome da Prefeitura de Bauru e da Secretaria de Saúde.

A Divisão de Vigilância Sanitária enfatiza que os agentes sanitários promovem visitas e fiscalizações, sempre identificados com uniformes e crachás funcionais.


Fale com a Folha da Região! Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção? Clique aqui e fale com nossos repórteres.

Receba as notícias mais relevantes de Araçatuba e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.