NO CENTRO DE BAURU

Emdurb permite a motoristas de app o uso de vagas temporárias

Solução provisória vale só para a região do Centro de Bauru e terá vigência até finalização de estudos sobre estacionamento

Por Isabela Holl | 23/05/2024 | Tempo de leitura: 2 min
da Redação

Guilherme Tavares/JC Imagens

Empresa Municipal de Desenvolvimento Urbano (Emdurb) estuda uma solução (veja foto no final)
Empresa Municipal de Desenvolvimento Urbano (Emdurb) estuda uma solução (veja foto no final)

A Empresa Municipal de Desenvolvimento Urbano (Emdurb) estuda uma solução para o problema enfrentado por motoristas de aplicativo (app) sobre embarque e desembarque de passageiros no Centro de Bauru.

Enquanto o levantamento não é finalizado, a assessoria da empresa pública afirma que passou a permitir o estacionamento em vagas rápidas na região central. Nestes pontos, o condutor poderá esperar o usuário por até cinco minutos, uma vez que as vagas permitem estacionamento por dez minutos, alerta a Emdurb. Esses trabalhadores também poderão parar para embarque e desembarque rápido de passageiro em vagas como de carga e descarga e faixas amarelas, mas apenas no Centro e sem prejuízo à finalidade da vaga.

Motorista de corridas por aplicativo, Vinícius Rocha conta que não busca mais passageiros no Centro e celebra as mudanças feitas, que classifica como bem-vindas. "Qualquer mecanismo que ajude já torna mais fácil, consideravelmente".

Ele também afirma que o Centro é um lugar crítico em relação às vagas e ressalta que os passageiros também precisam fazer sua parte. Vinícius também lamenta que muitas pessoas não avaliam se próximo do embarque existe possibilidade de parada do carro.

A também motorista de app Grazielle Sousa sofre do mesmo problema. Especialmente nas vias mais movimentadas, como a avenida Rodrigues Alves, a rua Rio Branco e a 1º de Agosto. Devido ao grande fluxo de veículos, o motorista não consegue parar e receber o usuário.

Em sua visão, a nova proposta da Emdurb ajuda, mas não resolve o problema. "A questão é que não são em todas as quadras que há vagas rápidas. Eu acho que tinha que ter em cada quarteirão uma destinada somente para motoristas", ressalta.

Vinícius concorda. Ele ressalta, por exemplo, que as vagas precisam ser exclusivas para os aplicativos, porque no Centro as opções de estacionamento estão sempre lotadas. Assim, os motoristas de app acabam parando em lugares errados como pontos de táxis e até faixas de pedestre.

Grazielle comenta ainda que é difícil pedir para os passageiros mudarem de local para facilitar o embarque. "Em geral, as pessoas não querem andar mais e alguns dão notas ruins aos motoristas que requisitam isso", lamenta.

A motorista Grazielle Sousa desistiu de pegar passageiros no Centro em horário de pico (crédito: Divulgação)
A motorista Grazielle Sousa desistiu de pegar passageiros no Centro em horário de pico (crédito: Divulgação)

Fale com a Folha da Região! Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção? Clique aqui e fale com nossos repórteres.

Receba as notícias mais relevantes de Araçatuba e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.