Ingredientes:
- 3 xícaras (chá) de arroz cozido
- 1 ovo
- 2 colheres (sopa) de farinha de trigo
- 2 colheres (sopa) de parmesão ralado
- 2 colheres (sopa) de muçarela ralada
- 2 colheres (sopa) de queijo tipo prato ralado
- Sal
- Pimenta-do-reino
- Orégano
- Cheiro verde
Com certeza vamos ouvir nas próximas semanas muita conversa sobre a necessidade de economizar arroz em nosso cardápio cotidiano. A tragédia que se abateu sobre o Rio Grande do Sul trará no bojo das consequências uma produção bem encolhida deste cereal que é básico no nosso dia-dia-dia. Como os gaúchos são os maiores produtores, abastecendo o mercado interno e também exportando, já podemos esperar por algum contingenciamento.
A receita de hoje é uma sugestão do bom aproveitamento que se pode fazer com sobras de arroz, não apenas em momento de crise como o atual mas em todas as vezes que uma tigelinha com sobras de arroz esperar algum uso na geladeira. Se os grãos estiverem soltinhos, como gosta a maioria do nosso povo, coloque um pouquinho de água e leve-o ao micro-ondas para que os fiquem bem macios. Assim eles serão amassados com um garfo até formarem uma pasta. Transfira essa massa para uma tigela e junte o ovo inteiro. Misture. Aos poucos adicione os três queijos, intercalando-os com a farinha de trigo. Nesta etapa experimente o sal. Os queijos já são salgados, então não coloque sal antes de saber como está o tempero. Por fim, reúna pimenta-do-reino, orégano, salsinha bem picada. Volte a mexer para que eles fiquem bem abraçados pela massa. Usando duas colheres de sopa, modele os bolinhos na forma tradicional. Ou inove, fazendo bolinhas. Vem então o pulo do gato: disponha os bolinhos numa assadeira e leve-os à geladeira por uma hora. Só então retire-os, pincele a superfície com gotinhas de azeite e os coloque na cesta da Airfryer assando-os por quinze minutos. Ficam crocantes, dourados, saborosos e perfeitos para serem consumidos a qualquer hora do dia.
Ganhei esta receita de minha irmã Sandra, que é muito prática e preza as receitas fáceis de preparar e que não deixam muita louça para lavar. Aliás, a Airfryer também foi um presente dela para mim. Se eu trabalhasse para a fabricante, iria sugerir o nome de Sandra como influencer da marca, tantas são suas habilidades com a fritadeira elétrica.
Sonia Machiavelli é professora, jornalista, escritora; membro da Academia Francana de Letras
Fale com o Folha da Região!
Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.