QUESTÕES SANITÁRIAS

Consultório odontológico no Centro de Araçatuba é interditado

Vigilância Sanitária aponta falta de higiene, irregularidades em documentações, na estrutura física e ausência de responsável técnico habilitado

Por Priscilla Andrade | 10/05/2024 | Tempo de leitura: 2 min
da Redação

Priscilla Andrade/FR

Documento afixado na porta de clínica lacrada
Documento afixado na porta de clínica lacrada

A Vigilância Sanitária interditou um consultório odontológico localizado na Praça Rui Barbosa, Centro da cidade, no início desta semana. A Vigilância Sanitária aponta falta de higiene, irregularidades em documentações, na estrutura física e ausência de responsável técnico habilitado.

A interdição na segunda-feira, 6, pegou de surpresa muitos clientes que chegavam para as consultas e deram com a “cara na porta”. A reportagem conversou com um cliente que pediu para não ser identificado. Ele chegou no horário marcado pelo consultório, na quarta-feira, 8, quando viu a porta fechada e o estabelecimento vazio, demorou um tempo para entender o que havia acontecido.

“Eu nem fui avisado. Vim no horário marcado, porque estava prestes a começar um tratamento dentário. Chego aqui e encontro o consultório todo fechado, luzes apagadas, só agora vi que eles foram interditados. Não tem o que fazer, né? Fico imaginando como ficarão os outros clientes que pagaram ou que estão em algum processo dentário com eles”.

A interdição sanitária ocorre quando são identificadas irregularidades que representam um risco iminente à saúde pública. O documento exposto na porta do estabelecimento informava quais foram os motivos do fechamento em caráter de urgência do local até que as providências para regularizar o consultório sejam cumpridas.

A reportagem pediu esclarecimentos à Vigilância Sanitária, que explicou que que o consultório foi interditado para que regularize não apenas a documentação, mas uma série de outras irregularidades que foram identificavas ao longo da vistoria.

“O consultório foi interditado para que regularize a documentação, a parte de estrutura física, boas práticas de higiene e falta de responsável técnico inscrito no conselho. Trata-se de uma clínica que a Vigilância Sanitária já acompanhava o caso há um ano, tendo sido notificada anteriormente, mais de uma vez, prorrogados os prazos, sem empenho do proprietário em resolver a situação. Inclusive, houve também denúncia efetuada pelo Conselho Regional de Odontologia, sobre a irregularidade dos profissionais que atuam no local, junto ao respectivo órgão. Assim que a clínica regularizar todas as pendências, a mesma poderá ser desinterditada e voltar ao funcionamento de suas atividades”, conclui a nota.

A reportagem tentou várias vezes contato com o estabelecimento que está registrado como RP Carvalho Odontologia Ltda, mas sem sucesso. Os números telefônicos disponibilizados foram desativados e o número de celular, que ainda está exposto na fachada do consultório teve o último numero raspado, inicializando a localização do responsável.

Fale com a Folha da Região! Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção? Clique aqui e fale com nossos repórteres.

Receba as notícias mais relevantes de Araçatuba e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.