O jornalista Antônio José do Carmo, que teve atuação na Folha da Região e no Estadão, entre outros veículos, vai ser homenageado com nome de praça em Andradina. Ele faleceu em agosto de 2022. A homenagem, apresentada pelo vereador Hugo Zamboni, foi aprovada última segunda-feira (29) pela Câmara local.
Sua influência não se limitou apenas à esfera jornalística, mas também se estendeu ao cenário político e social da região. Seu incansável trabalho de divulgação nacional contribuiu para a realização de diversos investimentos governamentais, como a duplicação da Rodovia Marechal Rondon e a construção do Paço Municipal de Mirandópolis. Além disso, sua voz incisiva denunciou injustiças, como o destino equivocado dos recursos da Usina Três Irmãos para a Prefeitura de Pereira Barreto, quando, na verdade, as máquinas geradoras estavam em Andradina.
Hugo Zamboni, emocionado com a aprovação do projeto, destacou a importância de perpetuar a memória de um profissional que dedicou sua vida à comunicação e ao desenvolvimento da região. "Antônio José do Carmo não foi apenas um jornalista, mas um verdadeiro defensor da verdade e da justiça", declarou o vereador.
Covid
Toninho do Carmo, como era conhecido, estava se recuperando de sintomas da Covid-19 quando faleceu. Segundo familiares, ele passou mal pela manhã do dia 31 de agosto de 2022 e foi levado à UPA (Unidade de Pronto Atendimento) de Andradina. Com o agravamento do quadro, seria transferido para Araçatuba, mas por volta das 20h daquele dia sofreu as paradas cardiorrespiratórias e não resistiu.
Museu
A praça que vai receber o nome de Toninho fica ao lado de sua casa, no Jardim Santa Cecília. A homenagem abriu uma discussão sobre a revitalização do museu da imprensa em Andradina, que está desativado há mais de 15 anos. O vereador Hugo Zamboni disse que vai buscar recursos junto ao Ministério do Turismo e o Estado para reformar o local e recuperar o acervo, que está guardado de forma irregular.
Fale com o Folha da Região!
Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.