FUTEBOL

Neymar se aproxima do Santos, mas continua distante da seleção brasileira

O nome do camisa 10 do Brasil nas Copas de 2014, 2018 e 2022 foi citado apenas três vezes nas entrevistas coletivas da seleção brasileira, antes dos amistosos deste ano

Por Lucas Musetti Perazolli, Thiago Arantes e Gabriela Brino | 02/04/2024 | Tempo de leitura: 2 min
da Folhapress

@greghi.i / Santos FC

 Neymar está em um momento decisivo da carreir
Neymar está em um momento decisivo da carreir

Fora dos gramados desde outubro devido à grave lesão, Neymar está em um momento decisivo da carreira. Aos 32 anos, com um contrato vigente até julho de 2025 com o Al Hilal, da Arábia Saudita, o atacante nunca esteve tão distante da seleção.

O nome do camisa 10 do Brasil nas Copas de 2014, 2018 e 2022 foi citado apenas três vezes nas entrevistas coletivas da seleção brasileira, antes dos amistosos contra Inglaterra e Espanha. Duas vezes em contextos falando do passado, e uma vez em perspectiva do futuro, mas em tom de dúvida.

O primeiro a mencionar o camisa 10 brasileiro dos últimos anos foi Richarlison, ao comentar ciclo para a Copa de 2022. "Na minha última coletiva você perguntou da camisa 9. Muitas pessoas viram arrogância em mim, mas não fui na maldade. Sabia que eu era um dos artilheiros do ciclo, eu e Neymar", disse, explicando a declaração "a 9 é minha", que fez em junho passado.

Outra menção ao jogador do Al Hilal foi feita por Vini Jr, ao falar da liderança que começa a exercer sobre o elenco. "Danilo é o mais velho, mas é brincalhão e sempre com mais jovens, nos dando liberdade. Quando o Neymar vem, Casemiro, Marquinhos, eles dão tranquilidade", afirmou, na histórica entrevista coletiva antes do duelo contra a Espanha.

Dorival Júnior falou sobre Neymar apenas uma vez, na entrevista prévia ao duelo com a Inglaterra em Wembley. Ao ser perguntado sobre a presença do maior artilheiro da seleção na Copa América, mostrou-se pouco otimista. Ele deve estar à disposição após cirurgia no joelho entre agosto e setembro.

"Temos de aguardar a sua recuperação. Esteve no Brasil na semana passada para uma reavaliação. Processo vem sendo respeitado, está evoluindo muito bem, porém, ainda é muito cedo para fazer avaliação mais concreta em relação a essa possibilidade, de termos o atleta já em condições. Acredito que demande mais tempo para completar a recuperação".

Quando está afastado por lesão, Neymar costuma publicar "stories" assistindo aos jogos de suas equipes e da seleção brasileira. Desta vez, o camisa 10 não fez uma única publicação mencionando a equipe comandada por Dorival. O aniversário da cantora Anitta, amiga do jogador, foi o grande destaque do período em suas redes sociais.

Por outro lado, Neymar respirou o Santos no último fim de semana. Ele usou seu avião para ir até a Baixada Santista, assistiu ao jogo do camarote e até entrou com a taça do Campeonato Paulista em campo.

O atacante do Al-Hilal disse a jogadores e funcionários que quer disputar o Campeonato Brasileiro de 2025 pelo Peixe. A relação entre craque e clube formador está cada vez mais próxima.

Dorival Júnior quer Neymar na seleção, e Neymar não abre mão de voltar a ser convocado. O aceno ao Santos tem como objetivo aproximar-se do torcedor brasileiro e ficar mais visível para a comissão técnica, já de olho na Copa de 2026. Os últimos dias, porém, foram de distanciamento incomum na relação entre o jogador e a seleção.

Fale com a Folha da Região! Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção? Clique aqui e fale com nossos repórteres.

Receba as notícias mais relevantes de Araçatuba e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.