Opinião

Ferrugem

18/02/2024 | Tempo de leitura: 2 min

 

Sabedoria demanda reflexão! Sem a disciplina do silêncio e a rigorosa prática da análise, grande se torna a probabilidade de o sujeito viver na mediocridade. Não é nenhum segredo que, atualmente, nossa sociedade, fissurada em redes sociais, encontra-se facilmente condicionada por poderosos agentes que manipulam a realidade dos fatos em favor de seus particulares interesses, sejam eles políticos, financeiros, de costumes e até mesmo religiosos. Ingenuamente, cidadãos aderem a comunidades – ou como se prefere chamar hoje, a bolhas – marcadas por fortes vieses ideológicos, que ditam comportamentos e impõem costumes. São sujeitos sem personalidade própria.

O tempo litúrgico da Quaresma apresenta-se oportuníssimo para uma detida reflexão sobre a realidade que envolve tanto a vida pessoal do fiel como a mentalidade que marca o compasso da sociedade em geral. Quaresma é tempo de definições! Qualquer análise que pretende ser objetiva e honesta adota referencial transcendente, distante de gostos e preferências. No caso da mística da Quaresma, a referência transcendental é o Evangelho do Senhor Jesus Cristo. O batizado, como também as comunidades de batizados, são instadas a examinar até que ponto suas escolhas e suas atividades se encontram regidas pelos autênticos valores evangélicos. Esta análise tem como principal meta motivar o batizado a chegar regenerado à celebração da Ressurreição do Senhor Jesus. A Quaresma está intimamente atrelada à celebração da Páscoa do Senhor Jesus! E dela recebe vital impulso. Inspirada nos quarenta anos de travessia do povo de Deus rumo á terra prometida, como também nos quarenta dias que o Salvador Jesus Cristo, sob a inspiração do Espírito Santo, dedicou para preparar-se à sua atividade missionária, a Igreja conclama os fiéis a empreenderem simbólica travessia do deserto, local privilegiado de encontro com Deus e consigo mesmos. É de se reparar como em ambas as passagens – do povo de Israel e de Jesus Cristo – os itinerários pelo silêncio restaurador deserto terminaram em êxitos. No caso do povo hebreu, a libertação da escravidão e a conquista da terra prometida. No caso de Jesus, o prenúncio da vitória sobre o demônio e suas artimanhas. Vive-se a Quaresma em compasso de itinerário da esperança! A vida nova é garantida tanto para o fiel, como para a comunidade, conquanto se comprometam a viver de toda Palavra que sai da boca de Deus! Quaresma é tempo de definições!

Na linguagem simbólica da Bíblia, o numero 40 acena para uma preparação que termina sempre com um final feliz! Assumindo realizar com consciência a mística do itinerário quaresmal, tanto o batizado como as comunidades de batizados, purificados da ferrugem inerente à condição humana, experimentam um salto de qualidade em sua identidade de discípulos de Jesus Cristo. Quaresma é tempo de regeneração!    

 

 

Padre Charles Borg é vigário-geral da Diocese de Araçatuba

Fale com a Folha da Região! Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção? Clique aqui e fale com nossos repórteres.

Receba as notícias mais relevantes de Araçatuba e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.