OPINIÃO

Oportunidade: Concurso Nacional Unificado 2024

07/01/2024 | Tempo de leitura: 3 min

Faz parte das emoções do indivíduo, especialmente no início de cada ano, a vontade de mudar, melhorar, evoluir, seja na vida pessoal ou profissional.

Mais do que um tempo de promessas, 2024 parece ser um ano positivo para quem deseja dar essa guinada, especialmente na carreira.

Pela primeira vez esse ano, o governo federal realizará o Concurso Nacional Unificado, também chamado de “Enem dos concursos públicos” pela similaridade de oportunidade de acesso a todos os interessados.

Ele acontecerá simultaneamente em aproximadamente 180 cidades brasileiras de todos os Estados mais o Distrito Federal. Estão sendo ofertadas aproximadamente 6,6 mil vagas para técnicos, analistas e outros profissionais necessários ao serviço público federal. Os salários podem chegar a 22 mil reais por mês.

A banca já foi escolhida em novembro passado, será a Cesgranrio. Agora a previsão é que o edital seja publicado até a próxima quarta-feira, dia 10, com inscrições a serem abertas a partir do dia 19 desse mês ainda com encerramento no dia 9 de fevereiro.

O concurso está marcado para o dia 5 de maio e o resultado final deve ser publicado em julho. Em agosto acontecerão as nomeações, posses e o início dos cursos de formação.

Embora ainda não exista uma estimativa de inscritos, imagina-se que ele será alto pelas boas condições de trabalho dos funcionários públicos: estabilidade no emprego, boa remuneração e benefícios ainda melhores, direito a aposentadoria integral e, consequentemente, melhor qualidade de vida.

Mas é importante orientar os candidatos que a aprovação em concursos públicos não é obra de Deus nem do acaso. Embora existam casos de candidatos aprovados na primeira tentativa, eles são raríssimos. A aprovação em concursos públicos geralmente é resultado de muito estudo e dedicação.

Todo candidato desse tipo de exame precisa se organizar para estudar pelo menos um pouco todos os dias. Ele deve se orientar pelas matérias publicadas no edital. Existem casos de pessoas que conseguem estudar sozinhas, mas também são raríssimos. A maioria dos aprovados em concursos públicos faz cursinhos especializados.

Agora, atenção. Estudar para concurso público concorrido não é assistir aulas gratuitas na internet. Geralmente, as aulas disponibilizadas nas redes sociais só servem como “cata-leads” (para pegar o seu contato), entretanto têm conteúdos “vencidos”, ultrapassados, como leis que nem existem mais.

Para se preparar bem para concursos públicos, todo candidato deve procurar uma escola especializada. Pode escolher entre aulas presenciais, se for o seu perfil, ou aulas na modalidade EaD, que dão mais flexibilidade de horário para quem quer estudar.

É importante que os interessados procurem um cursinho que tenha professores especializados e, se as aulas forem na modalidade online, é interessante que a plataforma escolhida contenha vários outros tipos de serviços, como materiais em textos, áudios e vídeos; seção para tira-dúvidas, exercícios com resoluções de questões, entre outros.

O estudo orientado das disciplinas cobradas na prova mais as dicas de como resolver as questões, por onde começar a prova, o que deixar para resolver no final, entre outros comportamentos de concurseiros experientes, pode ser o diferencial para a aprovação.

O investimento nos cursos preparatórios para concursos públicos, que não são tão caros, principalmente no formato EaD, sempre vale a pena porque a tranquilidade – em todos os sentidos - após a aprovação é garantida.

Então, para quem começou 2024 querendo melhorar salário e condições de vida, o Concurso Nacional Unificado se mostra uma excelente oportunidade.  Bons estudos!

Ayne Regina Gonçalves Salviano é mestre em Comunicação e Semiótica. Tem MBA Internacional em Gestão. É professora e jornalista.

Fale com a Folha da Região! Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção? Clique aqui e fale com nossos repórteres.

Receba as notícias mais relevantes de Araçatuba e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.