112 ANOS

'Orgulho de ser biriguiense em uma cidade acolhedora', destaca prefeito Maffeis

da Redação
| Tempo de leitura: 6 min
Reprodução
Prefeito Maffeis: 'construção com diferentes agentes políticos com uma mobilização sólida da sociedade'
Prefeito Maffeis: 'construção com diferentes agentes políticos com uma mobilização sólida da sociedade'

Birigui, a "Cidade Pérola", é conhecida nacionalmente como a “Capital Brasileira do Calçado Infantil”, com seu amplo polo formado por empresas, fornecedores, produtores de maquinário, equipamentos e instituições voltadas à formação de mão de obra. Muito além do aspecto econômico na área calçadista, a cidade vive desafios nas diferentes áreas. Como biriguiense nato, o prefeito Leandro Maffeis conhece bem o perfil empreendedor da população, ao mesmo tempo em que tem a responsabilidade de atender às demandas nos diferentes segmentos sociais. Esta semana, durante os preparativos para as comemorações de mais um aniversário da cidade, Maffeis deu entrevista exclusiva à Folha da Região/Sampi. Seguem os principais trechos:

Como o senhor avalia o estado atual de Birigui, considerando os 112 anos de história do município? Quais são os pontos que o senhor destaca como elementos-chave para o desenvolvimento da cidade até o momento?
Birigui apresenta uma trajetória histórica de crescimento no campo econômico e social, chegamos ao final de 2023 com uma clara evolução nos últimos três anos, com o resgate do orgulho de ser biriguiense em uma cidade acolhedora e sem problemas de corrupção na administração municipal. Nasci e sempre vivi em Birigui, e conheço de perto o perfil empreendedor do biriguiense, que consegue atuar com personalidade e se destacar nos diversos setores produtivos aqui existentes. A cidade foi noticiada negativamente por conta da operação policial Raio-X deflagrada em 2020, com enormes prejuízos financeiros para a população, isso desgastou demais a imagem da cidade e de todos que trabalham e vivem aqui. Promovemos um trabalho de valorização dos servidores municipais de Birigui, com foco em melhorar o serviço prestado para a população.  

Pensando nos próximos anos, como o senhor projeta o crescimento e o desenvolvimento de Birigui? Existem planos ou iniciativas específicas que visam melhorar a qualidade de vida dos cidadãos e impulsionar a economia local?

Birigui possui uma estrutura de educação e conhecimento que vem colaborando com o desenvolvimento da cidade, o importante polo calçadista da cidade agora possui o selo de indicação de procedência, uma referência no setor, que garantirá a qualidade e maior competividade dos calçados produzidos aqui. Modernizamos o código de obras da cidade, que agilizou consideravelmente a análise dos projetos na Secretaria de Obras. Além disso, demos vida para equipamentos como o Centro de Convenções, que recebemos inacabado e inauguramos, mas trabalhamos e criamos uma agenda de ativação de eventos proporcionando negócios e atividades culturais para a cidade. A Expocasa & Construção, foi um exemplo disso. Na área da saúde, o Centro de Diagnóstico do Espectro Autista, foi uma importante conquista para os autistas de nossa cidade. O Mais Saúde Rural é outro programa que vai até a zona rural e proporciona a realização de consultas médicas, entregas de medicamentos, coletas de exames e aplicação de vacinas. As políticas públicas voltadas para as mulheres também estiveram entre as prioridades de nossa gestão, a Secretaria de Assistência Social, realizou ações desde dignidade menstrual, até o combate e prevenção da violência contra as mulheres.

Quais são os aspectos que o senhor espera que se tornem parte do legado de sua gestão para Birigui? Existem projetos ou realizações específicas que considera fundamentais para o progresso a longo prazo do município?
Acho que o cuidado que tivemos com a cidade, com aquilo que é público e com as pessoas será lembrado por todos, pois tivemos a sensibilidade de realizar os anseios da população. A estrada Goulart-Moinho, foi uma realização que era uma demanda antiga da população, ali foram investidos mais de 22 milhões de reais. A segurança pública sempre esteve em nossas prioridades pensando no bem de todos, e realizamos isso de forma integrada, com a criação de vagas na corporação, aquisição de veículos e equipamentos. A patrulha rural por exemplo, que muita gente desconhece, tem colaborado demais na segurança nas estradas rurais integrando com as equipes da zona urbana e realizando um trabalho de inteligência. O recapeamento da avenida das Rosas e revitalização do Cristo, a canalização do córrego Matadouro no bairro Jandaia, a reinauguração da Casa de Apoio em Barretos, a instalação de galeria de água pluviais no bairro São Antônio, foram algumas obras que certamente estão colaborando com o andamento da cidade.

Quais foram os principais desafios enfrentados durante sua administração e como a cidade se posicionou para superá-los?
Acho que nosso trabalho foi reordenar os procedimentos e melhorar a estrutura de trabalho para os servidores, em uma busca constante de melhoria de prestação de serviços. Iniciamos nossa gestão no prédio recém-finalizado do Centro Administrativo, que não tinha condições mínimas de trabalho, assim como o Centro de Eventos. Nosso trabalho foi dar vida para esses equipamentos municipais, cuidando de todos os detalhes com envolvimento de todas as secretarias. A questões de água e lixo foram questões que se mostraram críticas, e estamos promovendo estudos para melhorar essa infraestrutura de projetos estruturantes para o município, mas são questões que a administração conseguiu enfrentar até agora. A melhora na organização do aterro é nítida e estamos cumprindo o TAC – Termo de Ajustamento de Conduta, com a CETESB, já iniciamos a instalação de novas mantas para a construção de uma nova célula de recebimento de lixo.
Por outro lado, estamos enfrentando e investindo na melhoria do sistema de reservação e abastecimento de água na cidade, isso é um problema antigo, que está breve de ser solucionado com a construção do sistema Portal da Pérola, que com certeza vai melhorar muito o abastecimento dos bairros na região norte da cidade, além de colaborar para a atração de empresas naquela região da cidade que demandam por água em sua linha de produção.

Birigui tem buscado parcerias e colaborações internas para impulsionar o crescimento. Como tem sido este processo e quais os frutos já alcançados?
Realizamos um trabalho de aproximação com entidades e representantes de setores que colaboram com o desenvolvimento da cidade como por exemplo o Grupo de Impulsão de Birigui, temos procurado compartilhar e aproximar os projetos prioritários e a tomada de decisão, olhando com critério aquilo que é o melhor para a cidade, desde projetos estruturantes, até questões ligadas a segurança, saúde, educação e cultura. Os conselhos municipais também são importantes vetores de acompanhamento das demandas da cidade e que podem colaborar constantemente com a prefeitura, toda essa aproximação tem produzido bons resultados.

Olhando para o próximo ano, como o senhor se posiciona politicamente? Existem planos ou aspirações para contribuir ainda mais para o desenvolvimento de Birigui, seja como prefeito ou em outra esfera política?

Tenho ainda mais um ano de mandato pela frente com muito trabalho importante a ser realizado, com certeza podemos colaborar muito com o desenvolvimento Birigui, isso também passa por uma construção com diferentes agentes políticos com uma mobilização sólida da sociedade.

Fale com o Folha da Região!
Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.

Comentários

Comentários