115 ANOS

E foi do araçá que veio Araçatuba?

Uma das histórias mais populares de Araçatuba é até hoje a referência para justificar a origem do nome da cidade, que completa 115 anos neste sábado, 2; VÍDEO

Por Priscilla Andrade | 02/12/2023 | Tempo de leitura: 2 min
da Redação

Reprodução

Araçatuba sempre teve a origem do nome atrelada à fruta com aspecto saboroso e com fama de abundante. Será?
Araçatuba sempre teve a origem do nome atrelada à fruta com aspecto saboroso e com fama de abundante. Será?

Quem teve o privilégio de conhecer Araçatuba e por aqui ficar tempo suficiente para saber que o lugar tem tanto calor quanto pessoas acolhedoras, já deve ter ouvido uma das histórias mais populares que dá origem ao nome da cidade. Todos os anos, durante a comemoração do aniversário do município, o assunto vem à tona e divide opiniões. Afinal, o nome de Araçatuba veio ou não veio por causa da abundância de uma planta chamada araçá?

A resposta, segundo especialistas, é: não. Primeiro, para conhecimento geral, o araçá é uma planta da família Myrtaceae, mesma família da jabuticaba e da goiaba. O fruto do araçá pode ser consumido in natura e é rico em vitamina C. O sabor da poupa da fruta é considerado um pouco azedo. A árvore desta espécie pode chegar a 6 metros de altura, seu tronco é torto e as folhas apresentam textura semelhante a couro, características de uma planta que se adaptou a um ambiente com temperaturas mais altas. O araçá pode ser amarelo ou ainda vermelho.

Segundo o engenheiro florestal Lucas Savério Proto, secretário municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade de Araçatuba, a relação entre o nome da cidade e a abundância de araçá não passa de um mito. "Existe, realmente, um mito na cidade que se espalhou e reflete até hoje na memória popular, de que em Araçatuba havia araçás em abundância, na época que os colonizadores chegaram, mas isso não é de todo verdade" adianta o engenheiro.

De acordo com Proto, o araçá é nativo, ou seja, já está na região há tempos, mas não existia em abundância. “O araçá tem um comportamento próprio, ele não estava em cada esquina da cidade. Pelo contrário, ele ocorre nas matas e em reboleira, ou seja, onde tem um, tem outro, e eles se destacam sobre a vegetação. No entanto, não tomam conta de uma grande área como se pensava. Trata-se de um comportamento natural da espécie", explica o secretário.

Existe ainda um outro fator que foi definitivo para propagar a história de que Araçatuba originou-se do araçá. Você confere a seguir na reportagem especial da Folha da Região.

Fale com a Folha da Região! Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção? Clique aqui e fale com nossos repórteres.

Receba as notícias mais relevantes de Araçatuba e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

1 COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.

Ainda não é assinante?

Clique aqui para fazer a assinatura e liberar os comentários no site.

  • Rubens Festraits
    02/12/2023
    Em qual tese acreditar? Eu aprendi que Araçatuba vem de uma denominação indígena ao araçá; tuba significa na linguagem indígena, doce. Logo, Araçatuba, fruta doce, deu nome a nossa cidade. Essa é uma tese mais lógica do que afirmações teóricas acadêmicas.