OPINIÃO

Arborização já

18/11/2023 | Tempo de leitura: 3 min

O mês de novembro tem batido recordes de temperatura no Brasil e em Araçatuba não tem sido diferente. A média diária, segundo os responsáveis pela medição, está na casa dos 32 graus, mas os termômetros já marcaram 42 graus com sensação térmica de 44 graus. Em alguns dias, tem feito 40 graus às 20h, algo incomum e desesperador.

O excesso de calor prejudica tudo e todos: seres humanos, animais, plantas. Os seres humanos ficam mais cansados, abatidos, irritadíssimos e, claro, produzem menos.

No ápice do calor, podem inclusive morrer pela alta temperatura associada a outros fatores, como aconteceu com uma fã, de 23 anos, da cantora Taylor Swift, em show realizado no Rio de Janeiro na última sexta-feira.

Com os animais não é diferente. Eles sofrem dos mesmos males dos humanos, além de queimadura grave nas patas, quando expostos a céu aberto.

A agricultura também tem sua produção gravemente comprometida com o excesso de calor e a ausência de chuvas. Faltam alimentos ou os preços deles aumentam demais, diminuindo o poder de compra da maioria dos brasileiros.

E embora ainda não tenha faltado água como em anos anteriores, as companhias responsáveis pela distribuição já estão emitindo alertas, há semanas, pedindo para a população economizar esse líquido tão precioso e finito.

Nesse sentido, políticas públicas para amenizar o calor excessivo devem ser adotadas para preservar a qualidade de vida da população.

A conscientização do problema é uma delas, a fiscalização com as devidas punições também. Mas há iniciativas simples que os poderes públicos ou parcerias-público privadas precisam fazer, com urgência, para melhorar as cidades.

Algumas delas: arborização como medida governamental municipal. É preciso que legisladores e o Executivo elaborem medidas para plantar árvores em todas, todas!, as ruas com um plano de plantio elaborado por especialistas que escolham as melhores calçadas, os melhores espaços nessas calçadas, quais espécies de árvores, como plantá-las e mantê-las para que cresçam e atinjam o objetivo desejado.

Estudos já comprovaram que cidades arborizadas têm o clima amenizado com a diminuição de temperatura, o que provoca um conforto térmico para pedestres e ciclistas em primeiro plano, mas para toda a cidade no geral.

Campo Grande (MS), São José dos Campos (SP) e São Carlos (SP) são destaques mundiais em arborização de cidades. Nesses municípios existe uma política pública de gestão e preservação do verde urbano. É preciso implantar isso em Araçatuba urgentemente.

Também a arquitetura tem se preocupado em tornar os ambientes com temperaturas mais aconchegantes. Desde os prédios “vegetalizados” da China, onde o verde invade as varandas e os telhados, outros países do mundo, inclusive o Brasil, descobriram os benefícios dessa conduta, inclusive em empresas e residências.

Também há espaços para a arquitetura verde em Araçatuba, quem sabe até com incentivos da prefeitura como política pública. Há muito a se fazer. Mas não há muito tempo para esperar. Que os candidatos às próximas eleições municipais tenham esses projetos nos seus planos de governo.

Já pensou você ser o responsável por tornar a sua cidade um lugar mais agradável de se viver só pelo simples fato de plantar árvores?

Ayne Regina Gonçalves Salviano é jornalista, professora, mestre em Comunicação e Semiótica.

Fale com a Folha da Região! Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção? Clique aqui e fale com nossos repórteres.

Receba as notícias mais relevantes de Araçatuba e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.