A Black Friday, megaliquidação tradicional nos Estados Unidos que neste ano será no próximo dia 24, caiu no gosto dos brasileiros, que aproveitam a época para comprar produtos com desconto. Entretanto, nem bem o mês de novembro começou e as lojas virtuais e físicas de comércio já se agitam com os anúncios de ofertas e promoções para a data, num movimento que ficou conhecido como 'Esquenta Black Friday'.
A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) alerta os clientes, que recebem ofertas por todos os lados. Quadrilhas aproveitam o momento do volume de promoções para aplicar golpes que causam grande prejuízo, especialmente usando 'engenharia social', que consiste na manipulação do usuário para que ele lhe forneça informações confidenciais para o roubo de dados pessoais.
Dicas para não cair em golpes
Uma das dicas é tomar cuidado com compras online. O interessado deve dar preferência aos sites conhecidos e verificar a reputação de sites não conhecidos em páginas de reclamações; nunca usar um computador público ou de um estranho para efetuar compras ou colocar seus dados bancários. E, ainda, verificar com atenção as formas de pagamento oferecidas pelo e-commerce e desconfiar quando existem poucas opções; além de sempre checar as políticas de troca e devoluções das lojas.
Outra tática é prestar atenção nas redes sociais e com perfis falsos. Desconfiar das promoções com preços menores que o valor real do produto, pois criminosos se utilizam da empolgação dos consumidores em fazer um grande negócio para coletar informações e aplicar golpes; e nunca preencher formulários com dados pessoais para ter acesso às promoções da Black Friday.
Golpistas criam perfis falsos de lojas e patrocinam posts nas redes sociais para enganar o consumidor. É importante verificar se a página tem selo de autenticação; número de seguidores compatíveis; comentários de outros compradores e desconfiar de páginas recém-criadas.
Enquanto a cuidados com o cartão, é preciso dar preferência para o uso de cartão virtual nas compras online; usar o serviço de avisos por SMS de transações feitas ou outros meios disponibilizados pelos bancos, que informam o valor realizado para cada transação, instantaneamente. E caso for fazer uma compra presencial com cartão, sempre conferir o valor na maquininha de cartão antes de digitar a sua senha.
Inserir você mesmo o cartão na maquininha também é uma dica, mas caso tenha entregado o cartão ao vendedor, sempre verifique se o cartão devolvido é realmente o seu. Golpistas costumam aproveitar o momento de empolgação e aglomeração no comércio de rua para trocar o seu cartão.
Se for pagar com Pix, sempre dê preferência em fazer o pagamento dentro do ambiente da loja virtual. Quando o varejista fornecer o código QR Code, confira com atenção todos os dados do pagamento e se a loja escolhida é realmente quem irá receber o dinheiro. Só após essa checagem detalhada, faça a transferência.
Já se a compra for efetuada com boleto, deve-se conferir quem é a empresa beneficiária que aparece no momento do pagamento do boleto, no aplicativo ou site do banco. Se o nome for diferente da marca ou empresa onde a compra foi feita, a transação não deve ser concluída.
Ao usar sites de busca, é importante o consumidor verificar cuidadosamente o endereço eletrônico (URL) para garantir que se trata do site que deseja acessar. Fraudadores usam 'links falsos patrocinados' para ganhar visibilidade nos resultados de buscas.
O cliente deve tomar cuidado com e-mails de promoções que tenham links. Ao receber um e-mail não solicitado ou de um site no qual não esteja cadastrado para receber promoções, é importante verificar se é uma empresa que realmente existe. Também é viável acessar o site digitando os dados no navegador e não clicando no link.
E, ainda, ficar atento ao e-mail do remetente. Empresas de grande porte não utilizam contas privadas como @gmail, @hotmail ou @terra e entidades públicas sempre usam @gov.br ou @org.br.
Fale com o Folha da Região!
Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.