Em alusão ao Outubro Rosa, a Santa Casa de Birigui está promovendo uma ação voltada para a promoção da saúde das funcionárias. Estão sendo realizados exames preventivos (papanicolau) e exames de mamografia, visando a detecção precoce das doenças.
A campanha é organizada pelo SESMT (Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho) e pelo Departamento de Recursos Humanos, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde e a Organização Social Mãos Amigas.
Nessa sexta-feira, 27, a equipe do RH promoveu uma ação de conscientização em todos os setores do hospital. Um folder com orientações referentes ao autoexame da mama e um cartão com frases sobre o autocuidado foram entregues para as servidoras.
"Nosso objetivo com a campanha voltada à saúde das trabalhadoras é conscientizar e encorajar as mulheres sobre a importância dos exames, uma vez que a identificação precoce é o maior aliado para o tratamento eficaz das doenças", afirmou a gestora do recursos humanos, Cláudia Janaina Figueira.
Exames
Todas as funcionárias foram convidadas a realizar a coleta do preventivo, que detecta o câncer do colo de útero. O exame é realizado por equipes da ESF (Estratégia Saúde da Família) no próprio hospital. A previsão é que 64 exames sejam feitos até o final deste mês.
Em caso de alteração no resultado, a mulher será encaminhada ao Hospital do Amor de Barretos para tratamento. "O preventivo é a principal estratégia para detectar lesões precocemente e fazer o diagnóstico da doença no início", explicou a coordenadora técnica da ESF, Camila Martins Mantovan.
Já a mamografia está sendo disponibilizada para as funcionárias com idade acima de 40 anos ou aquelas que possuem casos de câncer de mama na família. Nove exames já foram realizados e outros 43 estão agendados para serem feitos nos próximos dias.
Outubro Rosa
O Outubro Rosa é uma campanha realizada mundialmente com a intenção de alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama e mais recentemente, do câncer do colo de útero, contribuindo para a redução da mortalidade por essas doenças.
Fale com o Folha da Região!
Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.