
A Câmara Municipal de Araçatuba foi sede, na manhã desta sexta-feira, 22, da 3ª Conferência Municipal da Juventude. O evento integrou a programação da Semana da Juventude, uma série de atividades em comemoração ao Dia Nacional da Juventude, celebrado em 22 de setembro.
A conferência foi organizada pelo Movimento Dialogue em parceria com a Comissão Permanente da Juventude da Câmara e a Secretaria Municipal de Participação Cidadã. Marcaram presença dezenas de estudantes de cinco escolas da rede estadual de ensino: Profª Altina Moraes Sampaio; Profª Licolina Villela Reis Alves; Prof. Vitor Antonio Trindade; Prof. Arthur Leite Carrijo e Etec (Escola Técnica Estadual) de Araçatuba.
O professor da FAC-FEA (Faculdade da Fundação Educacional Araçatuba) e psicólogo Éderson Ribeiro da Costa palestrou sobre 'Setembro Amarelo', o mês de prevenção ao suicídio. Em seguida, foram abordados quatro eixos de discussão: desenvolvimento, direitos, participação e bem viver, visando melhorar a Política Nacional da Juventude.
A conferência terminou com a eleição de quatro representantes do município, dois delegados e dois suplentes, que participarão da Conferência Estadual da Juventude, marcada para o mês de outubro, na cidade de Olímpia.
As rodadas municipal e estadual de discussões fazem parte da 4ª Conferência Nacional da Juventude, prevista para ocorrer em Brasília, de 14 a 17 de dezembro, com o tema 'Reconstruir no Presente, Construir o Futuro'.
Os vereadores integrantes da Comissão da Juventude, Wesley da Dialogue (presidente), Arnaldinho (vice-presidente) e Nelsinho Bombeiro (membro), participaram dos trabalhos. Além do vereador Coronel Guimarães e da vice-prefeita Edna Flor.
PROGRAMAÇÃO
A Semana Municipal da Juventude em Araçatuba começou no último sábado, 16. Desde então, foram realizados plantios de mudas de árvores e palestras em escolas públicas. As atividades terminam neste sábado, 23, com o curso de formação política 'Check IN Dialogue', na Câmara Municipal. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas nas redes sociais do Movimento Dialogue (@movdialogue).
Fale com o Folha da Região!
Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.