O Departamento Municipal de Saúde de Guararapes realiza, no período de 15 a 29 de setembro, a segunda fase da 'Campanha de Intensificação de Busca Ativa de Casos de Tuberculose'. O objetivo é intensificar a busca ativa de sintomáticos respiratórios, ou seja, pessoa que apresenta tosse por três semanas ou mais e que necessita de investigação para tuberculose.
A campanha consiste na busca ativa, realizada pelos agentes de saúde, para identificação de pessoas, principalmente com tosse persistente e, assim, diagnosticar precocemente a doença e iniciar o tratamento. Também tem como finalidade levar informações para as pessoas sobre a doença. Segundo a Vigilância Epidemiológica, neste ano, sete pessoas estão em tratamento no município.
Os individuos que estiverem com os sintomas poderão procurar o posto de saúde mais próximo para receber informação e coletar o exame, se necessário. Em caso confirmado será encaminhado para a Vigilância Epidemiológica para acompanhamento e tratamento. O exame e o tratamento são gratuitos e oferecidos o ano todo nas UBSs (Unidades Básicas de Saúde).
A Tuberculose
É uma doença infecciosa causada por uma bactéria que afeta principalmente os pulmões, embora possa atingir outros órgãos e sistemas, como ossos, rins e pleura (membrana que envolve os pulmões). Os sintomas são tosse, produção de catarro, febre, sudorese, cansaço, dor no peito, falta de apetite e emagrecimento, nos casos mais avançados, pode aparecer escarro com sangue.
Como é transmitida?
A doença é transmitida de uma pessoa para a outra pelo ar. Em situações comuns, como ao falar, espirrar e, principalmente, ao tossir. Os individuos com tuberculose ativa lançam no ar partículas em forma de aerossóis contendo a bactéria. Compartilhar roupas, copos, talheres e outros objetos não transmitem.
A tuberculose tem cura e o tratamento dura no mínimo seis meses, obedecendo aos princípios básicos da terapia medicamentosa.
Fale com o Folha da Região!
Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.