Os psicólogos da Saúde Mental de Birigui estão promovendo um plantão psicológico, com atendimento aberto para a população em geral. A ação que segue até sexta-feira, 15, é alusiva ao Setembro Amarelo, mês em que são trabalhadas ações de prevenção e combate ao suicídio.
Os atendimentos acontecem das 7h às 15h, sem necessidade de encaminhamento ou agendamento prévio. As psicólogas do departamento, que fica localizado na avenida João Cernach, 2.360, no bairro Vila Xavier, receberão os cidadãos que procurarem pelo serviço conforme ordem de chegada.
Segundo a coordenadora do Departamento de Saúde Mental, Karoline Mendes Delgado, o serviço, que está sendo disponibilizado nesse formato pela primeira vez no departamento, está funcionando como um pronto-socorro emocional. A partir desse primeiro contato, serão feitos os encaminhamentos, conforme a necessidade da pessoa ouvida pelas profissionais.
Ao longo do ano
Além do plantão psicológico alusivo ao Setembro Amarelo, Karoline informou que o Departamento de Saúde Mental da cidade mantém vários serviços para a população, sem necessidade de encaminhamento prévio, de livre adesão. Ela completa que existe um plantão realizado todas as terças-feiras, das 11h às 15h, e às quartas e quintas-feiras, das 7h às 11h, feito pelas psicólogas do ambulatório.
O local mantém também uma agenda composta por grupos de ajuda e oficinas. Todas as segundas-feiras, sempre às 10h, é realizado o Grupo de Fortalecimento de Mulheres. Às terças, às 8h, ocorre a Oficina Expressiva. No mesmo dia, às 10h40, é o encontro do grupo Ouvidores de Vozes, sob coordenação da enfermeira e uma das psicólogas do departamento. E, às sextas-feiras, às 9h, o encontro é com o grupo Ressignificando Histórias; às 10h40, é feita a oficina Crochê Terapia.
Mensalmente o local é responsável por mais de 400 atendimentos agendados com psicólogos. Já com a médica psiquiátrica, passam cerca de 500 pacientes por mês. Estes casos são encaminhados pelo serviço municipal de saúde.
Para mais informações, está disponível o telefone (18) 3642-6077.
Fale com o Folha da Região!
Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.