ARTIGO

Zé do Pé: solidariedade ao morto

09/09/2023 | Tempo de leitura: 2 min

LEMBRETE:
Zé do Pé gostava de frequentar cemitério, não como inquilino, mas por pura solidariedade. Ia com certa assiduidade o centenário e aristocrático Cemitério da Consolação, na rua do mesmo nome, especialmente quando falecia alguma figura proeminente do seu exclusivo interesse. Trajava costume preto, camisa de cambraia branca, gravata de seda preta, cintos e sapatos de cromo igualmente pretos e reluzentes, barba feita, “brylcreem” nos cabelos bem aparados e cuidadosamente penteados para trás, e, “shaaazam”, lá estava ele à beira do túmulo do falecido.

O CASO:
O Zé Paulo sentia genuína pena dos que partiam desta para melhor(?), pois não suportava a hipótese de nenhum amigo que assim se dizia faltasse ao enterro do falecido, o que, sem dúvida, entristeceria os familiares do defunto. Quem relatava era o Olavo Drummond, político e poeta bem relacionado, que, por isso, também era figura carimbada nos melhores e mais disputados velórios da cidade. Naturalmente mais vezes que o próprio Zé do Pé, por ter alguns pares de anos a mais de vivência e, por conta disso, estatisticamente na condição de perder amigos e conhecidos em maior número.

Num desses eventos Olavo encontrou o Zé ao lado da viúva e filhos do falecido, que, de luto fechado, os consolava e a todos sensibilizava. Não fazia ideia o Olavo de como e quando o Zé, pessoa de origem simples, se tornara amigo íntimo do ilustre morto, a ponto de se destacar no funeral.

Mas tudo foi esclarecido ao final, no café, quando Olavo perguntou-lhe como conhecera tão bem o falecido recém enterrado. Ao que o Zé, sem alterar sua plácida expressão, respondeu com voz de velório: “Olavo, o homem morreu no fim de semana. Ví nos jornais o anúncio fúnebre e pensei comigo o que seria se ninguém aparecesse para velar seu corpo. Já imaginou que decepção teria ele ao notar que nenhum amigo compareceu na sua despedida?”

Post Scriptum: Zé do Pé era assim: solidário até na morte de desconhecido.

Jeremias Alves Pereira Filho - Sócio de Jeremias Alves Pereira Filho Advogados Associados; Especialista em Direito Empresarial e Professor Emérito da UPM-Universidade Presbiteriana Mackenzie.  Araçatubense nato.

Fale com a Folha da Região! Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção? Clique aqui e fale com nossos repórteres.

Receba as notícias mais relevantes de Araçatuba e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.