CONSCIENTIZAÇÃO

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Escolas municipais de Penápolis discutem com alunos combate ao bullying

Escolas municipais de Penápolis discutem com alunos combate ao bullying

O projeto “Amigo Sim, Bullying Não” utiliza atividades lúdicas e de inteligência emocional para conscientizar os estudantes, contribuindo para que o convívio escolar seja melhor.

O projeto “Amigo Sim, Bullying Não” utiliza atividades lúdicas e de inteligência emocional para conscientizar os estudantes, contribuindo para que o convívio escolar seja melhor.

Por Ana Carolina Gonçalves (estagiária) | 05/09/2023 | Tempo de leitura: 1 min
da Redação

Por Ana Carolina Gonçalves (estagiária)
da Redação

05/09/2023 - Tempo de leitura: 1 min

Divulgação

O 'Amigo Sim, Bullying Não' foi cedido gratuitamente para a rede municipal de ensino pelo seu idealizador, Cláudio dSantana, que já sofreu bullying na escola

As escolas municipais de Educação Infantil e de Ensino Fundamental de Penápolis iniciaram um projeto para o combate ao bullying. “Amigo Sim, Bullying Não” utiliza atividades lúdicas e de inteligência emocional para conscientizar os alunos a não praticar a violência escolar, contribuindo para que o convívio escolar seja melhor.

Segundo a secretária de Educação, Neira Maria Pereira Pinheiro, o tema já é trabalhado em sala de aula, mas o projeto complementa as atividades já executadas. “Nessa ação, os alunos são protagonistas, e não um simples espectador. São atividades que fazem o aluno pensar, refletir e se colocar no lugar do outro”, explicou.

O projeto
O “Amigo Sim, Bullying Não” foi cedido gratuitamente para a rede municipal de ensino pelo seu idealizador, Cláudio dSantana. Ele conta que tanto ele, quanto seu filho sofreram bullying na escola. A partir disso, criou o projeto para que nenhuma criança mais sofra com esse tipo de situação.

De acordo com Cláudio, a base da metodologia é a do ciclo de aprendizagem vivencial, que inclui a vivência (realização da dinâmica), o relato (compartilhamento de reações, sentimentos e emoções), o processamento (análise do que ocorreu durante a dinâmica), a generalização (comparações e analogias da dinâmica com o cotidiano) e a aplicação (aplicar o que foi vivenciado no dia a dia).

As escolas municipais de Educação Infantil e de Ensino Fundamental de Penápolis iniciaram um projeto para o combate ao bullying. “Amigo Sim, Bullying Não” utiliza atividades lúdicas e de inteligência emocional para conscientizar os alunos a não praticar a violência escolar, contribuindo para que o convívio escolar seja melhor.

Segundo a secretária de Educação, Neira Maria Pereira Pinheiro, o tema já é trabalhado em sala de aula, mas o projeto complementa as atividades já executadas. “Nessa ação, os alunos são protagonistas, e não um simples espectador. São atividades que fazem o aluno pensar, refletir e se colocar no lugar do outro”, explicou.

O projeto
O “Amigo Sim, Bullying Não” foi cedido gratuitamente para a rede municipal de ensino pelo seu idealizador, Cláudio dSantana. Ele conta que tanto ele, quanto seu filho sofreram bullying na escola. A partir disso, criou o projeto para que nenhuma criança mais sofra com esse tipo de situação.

De acordo com Cláudio, a base da metodologia é a do ciclo de aprendizagem vivencial, que inclui a vivência (realização da dinâmica), o relato (compartilhamento de reações, sentimentos e emoções), o processamento (análise do que ocorreu durante a dinâmica), a generalização (comparações e analogias da dinâmica com o cotidiano) e a aplicação (aplicar o que foi vivenciado no dia a dia).

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