ARTIGO

ÍCONE

17/08/2023 | Tempo de leitura: 2 min

Aptidão insinua vocação! A assertiva representa indicador confiável na orientação profissional. Como também nas tarefas no varejo da vida. Atribui-se, assim ao pai a vocação de cuidar, prover e proteger a família.

A imagem icônica do poder patriarcal passa por salutar reavaliação. O conceito de poder ficou por muito tempo confundido com autoridade exercida no sentido de mando. Evocando o ensinamento evangélico, compreende-se hoje que o mais qualificado exercício de poder não se concentra no mando, mas no serviço. Exerce-se a legitima e salutar autoridade paterna quando o genitor souber ordenar suas energias e capacitações para motivar esposa e filhos a descobrirem seus próprios talentos, garantindo-lhes ainda amplas possibilidades de progressivo amadurecimento. Educa o pai quando motiva os membros de sua família a lutarem e se esforçarem na busca de seus legítimos anseios e justas ambições. Particularmente valioso, neste processo educativo, é o discernimento sereno quanto ao intrínseco mérito das legitimas aspirações. Indica a experiência do cotidiano que meritórias causas nem sempre encontram imediato êxito. Nem por isso devem ser sacrificadas por outras questionáveis propostas de imediata repercussão.  Popularidade nem sempre é comprovante de legitimo valor. Em sua condição de lúcida referência, saberá o pai assegurar que tudo o que é intrinsecamente bom logrará êxito, no tempo certo e na hora certa. Competência e paciência caminham juntas. Importa sempre fazer da melhor maneira possível o que se propõe a realizar. De ninguém se espera que seja o melhor. Conta-se, sim, que se empenha a realizar da melhor maneira o que se propõe a fazer.

Emerge, neste contexto, um dos predicados mais valiosos inerentes à vocação paterna: a administração do tempo. Tempo é disponibilidade. Tempo é infalível indicativo de preferência. Estar disponível à família é a maneira mais eloquente de convencer esposa e filhos que são amados acima de qualquer outro valor! Reservar tempo indica excepcional estima. Psicologicamente saudáveis e emocionalmente seguros se desenvolvem os filhos que contam com a presença afetiva do pai! Quando esta presença inclui a dimensão religiosa, o legado educativo completa-se. Negligenciar o espiritual priva a família – esposa e filhos – do fundamental pilar de equilibrado amadurecimento: não só de pão vive o homem! Reservar tempo para oração individual e para rezar em e com a família, reservar tempo para as funções religiosas, reservar tempo para trabalho voluntário, reservar tempo para Deus, em suma, representa agudo grau de discernimento humano, além de indelével catequese. Oscilações são previsíveis em um ou outro membro da família. A semente boa, todavia, sempre torna a brotar, no tempo de Deus!

Mais que ídolo, pai é vocacionado a ser ícone. Ídolos fanatizam, ícones inspiram! Ídolos moldam, ícones fascinam!

 

Padre Charles Borg é vigário-geral da Diocese de Araçatuba

Fale com a Folha da Região! Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção? Clique aqui e fale com nossos repórteres.

Receba as notícias mais relevantes de Araçatuba e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.