HOMENAGEM

Aos 88 anos, morre Lourdes Panice, fundadora da Lourdes e Dita Noivas

A loja que leva o seu nome tem 50 anos de história, passados de geração em geração da família.

Por Pedro Baccelli | 03/06/2023 | Tempo de leitura: 2 min
da Redação
Sampi/Franca

Arquivo familiar

Lourdes Panice morreu aos 88 anos
Lourdes Panice morreu aos 88 anos

A fundadora da loja Lourdes e Dita Noivas, Lourdes Panice, morreu nesse sábado, 3, aos 88 anos de idade. Com problemas no esôfago e se alimentando através de sonda, a costureira estava internada no hospital Regional/Hapvida, quando os rins paralisaram.

Natural de São José da Bela Vista (SP), foi em Franca onde construiu e deixou um verdadeiro legado da costura. A loja que leva o seu nome tem 50 anos de história, passados de geração em geração da família, se tornando um dos comércios mais tradicionais e respeitados de toda região.

Em vídeo publicado nas redes sociais pela neta, a modelo Renata Panice, neste sábado, Lourdes contava um pouco de sua história. De família humilde, tudo começou quando ganhou o terno de um amigo e o vestido de uma sobrinha. Desde então, ouviu bons conselhos e começou a costurar.

“Um amigo que já morreu falou para mim: ‘tudo que você ganhar, você guarda, compra uma linha, um botão, uma agulha e um pedacinho de forro. Não dá para ninguém e não gasta. Você vai melhorar muito. Você tem uma cabeça muito boa’. Ele me explicava”, relembrou a costureira no vídeo.

E assim fez. Sem nunca largar a agulha e a linha, costurou roupas que fizeram parte da história de milhares de pessoas. Para as noivas que não tinham condições financeiras de realizar o sonho de entrar de branco na igreja, Lourdes doava vestidos, se tornando famosa também por sua solidariedade.

“A minha avó é um exemplo de determinação e de garra, onde tudo é possivel e que os sonhos podem ser realizados. Vou seguir os conselhos e exemplos que ela me deu. Essa loja não vai existir apenas 50 anos, vai passar gerações”, enfatizou a Renata.

Apesar de estar longe dos negócios há cinco anos, Lourdes continuou sendo muito respeitada e admirada por todos. Um destes exemplos é de Lúcia Helena Costa, ou “Lúcia da Dita”. A ex-funcionária agradece tudo o que aprendeu com sua professora. “Uma gratidão muito grande por ela. Foram 22 anos e seis meses na empresa. Ela foi arrimo de todas as funcionárias, porque todas eram solteiras ou divorciadas”.

Ao lado da mãe, a “Dita”, Renata está à frente da loja atualmente, que conta com cerca de 30 colaboradores. A neta tem planos de expandir a tradicional marca e levar adiante o legado da família Panice. “Estou buscando marcas de fora, trazendo muita qualidade”.

Dona de um senso de humor único, Lourdes morou durante grande parte da vida na Vila Scarabucci, na zona Sul da cidade. Casada com o falecido José Laercio, Lourdes teve três filhas: Benedita, a “Dita”, Madalena e Maria Aparecida, além seis netos.

O velório começou às 9 horas no São Vicente, na sala 2, e segue até as 16 horas. O sepultamento será no Jardim das Oliveiras.

Fale com a Folha da Região! Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção? Clique aqui e fale com nossos repórteres.

Receba as notícias mais relevantes de Araçatuba e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.