TURISMO

Andradina tem parecer favorável da Assembleia para ser município de interesse turístico

Por Da Redação, com assessoria |
| Tempo de leitura: 2 min
Divulgação
Andradina já foi declarada pela Alesp como cidade de interesse turístico e pode receber mais verbas em 2024 caso alcance a conquista em âmbito estadual
Andradina já foi declarada pela Alesp como cidade de interesse turístico e pode receber mais verbas em 2024 caso alcance a conquista em âmbito estadual

A Secretaria de Turismo do Estado de São Paulo emitiu parecer favorável pela aprovação de um projeto de lei do deputado Itamar Borges (MDB) para que Andradina seja classificado como MIT  (Município de Interesse Turístico). A informação foi fornecida durante visita à cidade do assessor técnico de gabinete da secretaria, Vanilson Fickert Graziosi.

Ele foi acompanhado pelo vereador Hugo Zamboni e pelo assessor parlamentar Cleison Oliveira. Também participaram do encontro o secretário de Turismo, Desenvolvimento Econômico e Economia Criativa, Norival Nunes, de Governo, Ernesto Júnior, além do corpo técnico da Prefeitura de Andradina.

“Vemos toda essa motivação do vereador Zamboni e do deputado Itamar e estamos presenciando Andradina chegar perto do MIT, que é um passo para se tornar uma Estância Turística e entrar de vez neste novo universo do desenvolvimento da indústria do turismo”, disse o prefeito Mário Lopes (PSDB), lembrando que Andradina já foi decretada como Distrito Turístico no ano passado.   

Segundo o documento, Andradina pertence à Região Turística “Pantanal Paulista Vivo” e destacou-se no cenário turístico atual com a implantação de um grande parque aquático no município.

Por esse motivo, o Grupo de Análise dos Municípios Turísticos - GAMT, identificou vocação interessante para o turismo de sol e praia, tendo em vista o novo parque aquático implantado (com futuras expansões), além do turismo cultural e do turismo religioso.

O GAMT realizou uma pesquisa de demanda turística onde foi levantado que 57,15% dos turistas que vêm a cidade são oriundos de até 100 km do destino; 43,5% tem como motivação o contato com a natureza e 64% permanecem de um a três dias, sendo que 60,6% utilizam a hotelaria local.

Foram apresentados 74 meios de alimentação, destacando 40 com melhores estruturas e capacidade de mais de 2.600 pessoas sentadas. Em todos os quesitos, a capacidade e qualidade foram consideradas favoráveis.

O QUE É UM MIT?

Para que seja considerado de Interesse Turístico, a cidade deve ter atrativos turísticos, serviço médico emergencial, de hospedagem, de alimentação, informações turísticas e abastecimento de água potável e esgoto. A classificação garante a cada cidade o recebimento de cerca de R$ 650 mil  por ano. Um toral de 97 cidades já haviam sido classificadas como MITs.

Fale com o Folha da Região!
Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.

Comentários

Comentários