Jogador de futsal de grande destaque internacional, incluindo convocações pela seleção italiana e o título de campeão da Champion League da modalidade pelo time do Montesilvano, em 2011, o penapolense Ricardo Feliciano Caputo recebeu a Medalha Ayrton Senna em solenidade promovida na última sexta-feira (26) pela Câmara Municipal de Penápolis.
A honraria foi proposta e entregue pela vereadora Letícia Sader (MDB) e pelo vereador Professor Bruno (PSD). A solenidade foi conduzida pelo vice-presidente do Legislativo, Júlio Caetano (PSD).
Filho de Sidnei Caputo e de Josefa do Carmo Feliciano Caputo, Ricardo nasceu no dia 15 de dezembro de 1981, em Penápolis. É o caçula de três irmãos: os mais velhosd são Rodrigo e Luciana.
Entre os 9 e 10 anos de idade, sem conhecimento de seus pais, começou a treinar futebol de campo no Centro de Lazer do Trabalhador, tendo como treinador Otávio de Oliveira. Por algum tempo, acumulou treinos de futsal com o professor Rogério Pires, no ginásio municipal de esportes.
Com sucesso e conquistas no Torneio Cobras e Cobrinhas, quando tinha 17 anos deixou a cidade natal para jogar pela equipe de futsal do Coríntians/Toledo, de Araçatuba, época em que iniciou faculdade de educação física.
Após passagens pelos times de Santa Fé do Sul, Umuarama e Corinthias da capital paulista, em 2005, aos 23 anos Ricardo seguiu para o maior dos seus desafios: jogar na Itália pelo Augusta.
Nos dois primeiros anos fora, com breves vindas ao Brasil, quase desistiu da carreira internacional por dificuldade diversas. Ainda quando jogava pelo Augusta, recebeu a primeira de diversas outras convocações para integrar a seleção italiana de futsal.
Contratado pelo time do Montesilvano, de grande expressão no futsal italiano, conquistou em 2007 seu primeiro título na Itália. Em 2011, foi campeão da Champions League de Futsal. Ricardo Caputo, que também jogou pelos times do Luparense, Pesaro e Pescara, soma 18 anos de no futebol italiano, com muitos títulos e reconhecimento internacional.
Fale com o Folha da Região!
Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.