ARTIGO

A verdade

29/05/2023 | Tempo de leitura: 2 min

"Vivemos dias difíceis"! A afirmação é do apóstolo Paulo em sua carta aos Efésios, escrita por volta do ano 60. As circunstâncias são diversas, evidente, espantosa, todavia, a atualidade da afirmação! Na ocasião, o apóstolo sugere que os cristãos mantenham ativa sua vida de oração e assídua sua participação na liturgia. Exorta, igualmente, com fervor, para que tenham posturas sábias. Vive-se o desafio do testemunho!

Muitos dos problemas e contratempos que perturbam a vida da sociedade moderna são endêmicos. Quem observa a natureza intui, que quando um problema é recorrente, é porque foi mal resolvido. Desperdiça-se oratória, energia e dinheiro em encaminhamentos paliativos e estratégias de emergência! É preciso ir mais a fundo. E com celeridade!

Mesmo uma superficial análise da realidade já basta para apontar, como uma das causas da presente convulsão social, fatores estruturais. São evidentes e múltiplas as desigualdades na sociedade. Esta situação gera outra natural e nefasta consequência, a falta de oportunidades para um bom número de cidadãos. Presume-se que nas classes sociais mais carentes encontram-se pessoas de talento, mas, como faltam oportunidades, alguns desses talentos se desperdiçam enquanto outros podem estar sendo aproveitados na direção contrária. É verdade, que de vez em quando algum desses talentos vence a barreira da marginalização e 'estoura' no campo esportivo e artístico. É a exceção que confirma a infeliz situação. Pensadores oportunistas argumentam que a difusa indigência é consequência direta da indolência dos cidadãos. Generalização francamente cínica e leviana.

Enquanto não acontecer uma reforma radical nas estruturas sociais as desigualdades persistirão, a violência continuará a reincidir. No entanto, a sensatez recomendada pelo apóstolo Paulo aos efésios, aponta também para uma igual urgência de mudança de mentalidade na vida do cidadão. Não somente o Estado precisa ajustar-se. O cidadão também! As reações coletivas deixam a impressão de que o cidadão está incorporando, sem ressalvas, a violência como caminho normal de conduta. Só se protege o armado. Só progride quem agride. Paz às custas de conflitos!

Em tempos difíceis as soluções precisam ser claras e decididas! Jesus veio salvar a humanidade e enviou seus seguidores a levar esta boa notícia aos confins da terra. Na condição de discípulos de Jesus, não cabe aos cristãos permanecerem neutros. Muito menos conformar-se com justificativas oportunistas. Somente a verdade evangélica tem o poder de redimir a sociedade! A hora é de levantar a cabeça e reafirmar com obstinada convicção a fé nos valores evangélicos. Sem se incomodar com comentários e críticas, os cristãos devem reconhecer-se convocados a praticar aquela peculiar justiça que os torna restauradores de uma ordem social digna. Quem tem acesso à verdade do Evangelho não pode hesitar. Crer é orar! Crer é agir!

Fale com a Folha da Região! Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção? Clique aqui e fale com nossos repórteres.

Receba as notícias mais relevantes de Araçatuba e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.