SAÚDE

Usuários de cadeiras de rodas de Birigui têm até sexta para solicitar equipamento ao SUS

O Sistema Único de Saúde, em parceria com a Prefeitura de Birigui, vai disponibilizar gratuitamente cadeiras de rodas para as pessoas que precisam e não têm o equipamento na cidade

Por Da Redação, com assessoria | 24/05/2023 | Tempo de leitura: 1 min

Divulgação

O SUS fornecerá cadeiras de rodas para quem precisa em Birigui, mas é necessário fazer cadastramento na UBS mais perto da residência até a próxima sexta-feira
O SUS fornecerá cadeiras de rodas para quem precisa em Birigui, mas é necessário fazer cadastramento na UBS mais perto da residência até a próxima sexta-feira

As pessoas que usam cadeiras de rodas em Birigui têm até esta sexta-feira (26) para procurar a UBS (Unidade Básica de Saúde) mais próxima de sua casa para manifestar interesse de receber o equipamento gratuitamente.

As cadeiras de rodas e de banho serão entregues pelo SUS (Sistema Único de Saúde) após avaliação do usuário por equipe técnica. A iniciativa é do CER (Centro de Especialidades e Reabilitação) Ritinha Prates de Araçatuba, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Birigui.

Serão disponibilizadas cadeiras nos modelos monobloco, motorizada, de banho com aro de propulsão, de banho com recline e de  banho em concha infantil.

Ao procurar a UBS, o interessado ou seu representante legal deverá apresentar documento de identificação com foto (RG), cartão do SUS, comprovante de endereço e uma declaração médica, contendo o CID (Classificação Internacional de Doenças) que comprove a necessidade de uso permanente da cadeira de rodas.

A Secretaria de Saúde de Birigui é a responsável por organizar o cadastro. A triagem dos usuários inscritos será feita por fisioterapeutas do CER Ritinha Prates em data que será agendada pela equipe de saúde do município.

Ao ser habilitado para receber a cadeira adequada para sua necessidade, o usuário, antes de receber o equipamento, passará por treinamento para o uso adequado dele (assim como os seus familiares ou responsáveis, em alguns casos).

A busca ativa faz parte da campanha do Ritinha Prates para levar gratuitamente, por meio do SUS, cadeiras de rodas para usuários permanentes dos 40 municípios da região administrativa que fazem parte da área de atuação do DRS 2 (Departamento Regional de Saúde).

Fale com a Folha da Região! Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção? Clique aqui e fale com nossos repórteres.

Receba as notícias mais relevantes de Araçatuba e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.