SAÚDE

Prefeitura de Guararapes abre inscrições para programa de combate ao Tabagismo

A ação tem como objetivo oferecer orientações, tratamento, acompanhamento e apoio às pessoas que decidem parar de fumar; trabalho ocorre por meio de grupos terapêuticos e sessões

Por Ana Carolina Gonçalves (estagiária) | 22/05/2023 | Tempo de leitura: 1 min

Imagem Ilustrativa

De acordo com a Prefeitura de Guararapes, as inscrições devem ser realizadas no Caps (Centro de Atenção Psicossocial), na rua Tiradentes, 283, das 7h às 17h
De acordo com a Prefeitura de Guararapes, as inscrições devem ser realizadas no Caps (Centro de Atenção Psicossocial), na rua Tiradentes, 283, das 7h às 17h

O Departamento Municipal de Saúde de Guararapes está com inscrições abertas, desta segunda-feira (22) até a próxima sexta (26), para o Programa de Controle ao Tabagismo. O objetivo é oferecer orientações, tratamento, acompanhamento e apoio as pessoas que decidem parar de fumar.

O trabalho é realizado no Caps (Centro de Atenção Psicossocial). As inscrições devem ser feitas no próprio Caps, localizado na rua Tiradentes, 283, no horário entre as 7h e as 17h. Em caso de dúvidas, está disponivel o telefone (18) 3406-2228.

Os interesssados participarão de grupos terapêuticos. As sessões serão às quartas-feiras. Após um período inicial, os encontros passam a ser quinzenais e, depois, mensais, por até um ano. O participante também passa por uma consulta médica onde é avaliado se há ou não necessidade do uso de medicamentos, oferecidos pelo município.

De acordo com o relatório elaborado pela Divisão de Controle do Tabagismo, a partir de informações das coordenações estaduais e municipais de controle do tabagismo, em 2018 o número de pacientes que buscaram o Sistema Único de Saúde (SUS) para parar de fumar foi de 163.995.

Em 2019, 210.941 fumantes procuraram ajuda na rede pública. Em 2020 houve uma redução no número de pessoas atendidas: 74.348, por conta da pandemia do coronavírus. Em 2021, 10.891 pessoas voltaram a buscar no SUS o tratamento para parar de fumar.

Fale com a Folha da Região! Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção? Clique aqui e fale com nossos repórteres.

Receba as notícias mais relevantes de Araçatuba e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.