ARTIGO

O PRÓXIMO DEGRAU

09/05/2023 | Tempo de leitura: 2 min

“Fico sem vontade de sair da cama”! Esta sensação de desencanto com a vida parece contaminar progressivamente um número maior de pessoas, em particular entre a juventude. Curiosamente, em tempo de tanto progresso cientifico e de tão formidáveis avanços tecnológicos, gente de toda categoria, mormente jovens, vive desiludida da vida. Santo Tomás de Aquino define a tristeza como a mais perigosa ameaça à saúde da alma humana. A tristeza, quando é crônica, drena a energia do espírito humano, tira-lhe o apetite de viver, torna-o apático e desinteressado. O desânimo mata sem tirar a vida! Olhar atento ao comportamento geral induz a concluir que muita gente se arrasta pela vida. A depressão priva o ser humano de se enxergar em sua real perspectiva. O pessimismo turva o olhar a ponto de o sujeito enxergar somente sombras. O futuro é pesadelo! A maior tragédia na vida de um ser humano é perder a noção da sua identidade e a real dimensão das próprias capacitações. A existência se transforma num sufocante labirinto, onde continuamente se anda sem nunca alcançar destino algum. Neste contexto desolador, a possibilidade de abrigar-se em ambíguos refúgios aumenta consideravelmente, com previsíveis e agravantes prejuízos!

Persiste insistente um imperativo emergindo do profundo da alma humana: não desista! Por mais sufocante que seja o desalento, o espírito humano não aceita ser reprimido. O indomável impulso de sobrevivência demanda exigente que se vá em frente. E se impõe que se vá em frente é porque reconhece em si potencial suficiente para vencer. Experimenta-se grande drama existencial. De um lado, a sufocante indolência, do outro o imperativo impulso empurrando para romper o casulo e enfrentar a vida corajosamente. Neste estágio crítico, o desanimado clama interiormente para encontrar alguém que o convença da sua inata dignidade. Que lhe assegure que ninguém e nada na natureza é supérfluo. Ao conscientizar-se deste dado redentor, o começo de cada dia representa oportuna possibilidade para marcar presença positiva nos ambientes que se frequenta. Claro, é preciso descartar outras fictícias referências na moderna cultura que exigem visibilidade, produtividade contábil, reconhecimento. Indispensável e determinante, neste processo de recuperação da autoestima, o incentivo de profissionais perspicazes e o acompanhamento regular de compenetrados conselheiros. Ajuda sobremaneira o contributo espiritual da religião! Na perspectiva da fé, cada ser humano é único e amado por Deus com amor terno e eterno. Com incondicional zelo! Com absoluta fidelidade! Porque amado, vocacionado a ser protagonista na construção de uma sociedade sem maldades.

As adversidades nunca são maiores que o potencial de seguir em frente. A escalada é árdua, o prazer da conquista, todavia, e a êxtase do êxito compensam a fadiga! O desafio maior sempre é o próximo degrau!

Fale com a Folha da Região! Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção? Clique aqui e fale com nossos repórteres.

Receba as notícias mais relevantes de Araçatuba e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.