Opinião

Tolos

O caminho da sensatez passa necessariamente pelo exemplo de vida dos mais experientes, com óbvia ênfase sobre pais, educadores e religiosos

Por Padre Charles Borg | 17/04/2023 | Tempo de leitura: 2 min

Toda vitória tem custo! Não há êxito duradouro sem inevitáveis cicatrizes, Parece ser esta a lição, embutida nas entrelinhas, que emerge do registro dos primeiros encontros de Jesus ressuscitado com os discípulos após a ressurreição. O evangelista João insiste em apresentar Jesus ressuscitado marcado pelas cicatrizes da crucifixão. As cicatrizes da crucifixão desempenham dupla função, explícita, comprovando a veracidade da ressurreição. Outra, implícita e educativa, assinalando que não há vitória sem custo!

Reflexão esta última que se apresenta sumamente urgente em tempos atuais, quando se percebe explícita ojeriza a qualquer tipo de sofrimento ou contrariedade. Ressalva-se, não há prazer algum em sofrer! Espalha-se, todavia, a ambígua doutrina que viver bem ésinônimo de vida folgadaA mídia moderna colabora com essa fantasia ao insistir em difundir a ilusão do sucesso instantâneo. A rápida sucessão de celebridades ajuda a espalhar a ilusão do sucesso fácil. Ao se deparar com a dura, e educadora, realidade, de que não existe glória sem renúncia doída, muita gente, particularmente jovem, se decepciona, se deprime e se desespera.As consequências óbvias desta cultura refratária à renúncias elimites aparecem na desconsideração pela dignidade do outro, na excessiva tagarelice, na intolerância com o diferente, culminando nas nefastas e estupidas agressões contra a integridade física das pessoas.

O caminho da sensatez passa necessariamente pelo exemplo de vida dos mais experientes, com óbvia ênfase sobre pais, educadores e religiosos. O ponto de partida é a convicção inabalável na solidezde alguns poucos valores básicos como bondade, verdade e respeito. Agir com bondade, qualquer que seja a ocasião, pautar-se pela verdade, qualquer que seja a circunstância, tratar com respeito qualquer que seja o interlocutor é o comportamento que se espera de quem cultiva uma visão transcendente da vida. Pelos padrões atuais, claro, tal postura representa atraso de vida, sujeita a críticas e gozações, passível à perda de prestígio. A vida é para os espertos, é preciso largar de ser visionário! Emerge o paradoxo atual, cortante e desafiador: é desse tipo de tolos conscientes que a sociedade moderna necessita com urgência intransferível. É contraponto inadiável à cultura imediatista e hedonista que marca a atual mentalidade. São esses tolos assumidos, capazes de suportar feridas – como foi o próprio Cristo, afinal  que, com seu tenaz e coerente exemplo de conduta, reúnem condições de colocar sentido e sensatez neste mundo, desgovernado e fragmentado!

Sucesso duradouro, somente com disciplina e renúncia! Triunfo merecido, somente com cicatrizes! É a sobriedade do sábio em contraste à jactância do medíocre!

Padre Charles Borg é vigário-geral da Diocese de Araçatuba

Fale com a Folha da Região! Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção? Clique aqui e fale com nossos repórteres.

Receba as notícias mais relevantes de Araçatuba e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.