Ingredientes
- 4 ovos
- 1 colher (sopa) de caldo de limão siciliano
- ½ colher (sopa) de raspas de limão siciliano
- 4 colheres (chá) de azeite
- 1 colher (chá) de zatar (ou tomilho com páprica)
- 1 colher (café) de pimenta síria
- Sal a gosto
- Gergelim preto para decorar
- Pães para acompanhar
Consumidores do mundo inteiro colocam o ovo na sua lista de supermercado. De custo baixo, cabe na cesta de quase todos. A maioria o elege como um dos alimentos mais nutritivos do planeta. Os avicultores agradecem.
Nutricionistas o elogiam por suas 75 calorias, 7 gramas de proteína de alta qualidade, 5 gramas de gordura boa, além de ferro, vitaminas, minerais e nutrientes como luteína e zeaxantina, que combatem doenças. Isso é importante, especialmente em país como o Brasil, onde a carência alimentar ainda atinge milhões.
Mas médicos alertam para o perigo do colesterol contido na gema. Essa é uma questão polêmica. Em 2019 um estudo chancelado por Harvard liberou o ovo para ser consumido diariamente. Dois anos depois saiu pesquisa da mesma universidade alertando para não haver exagero: apenas um por dia. É sempre o bom senso pautando o comportamento seguro.
Chefs adoram cozinhar com ovos, porque eles se prestam a um milhão de receitas salgadas e doces. Levando em conta a saúde, ninguém deve comer ovos todos os dias, isto é obvio; e de preferência que procure empregá-los em receitas onde não sejam fritos. Caso desta sugestão que trazemos para a página hoje.
Os ovos com especiarias, também chamados de ovos mediterrâneo, porque originários da região do planeta onde os humanos vivem mais, é um tipo de salada bem saudável para ser saboreada num café da manhã de domingo ou para substituir uma refeição, almoço ou jantar.
É de preparo muito rápido, mas para ficar deliciosa há que se prestar atenção no tempo de cozimento. Nada além de sete minutos, para a gema ficar cremosa e ser degustada sobre um pedaço de pão. A fim de atingir este ponto você precisará de tempo e temperatura exatos. Só coloque os ovos quando a água borbulhar. Com uma colher, a fim de que a casca não trinque, leve-os para a água fervente e fique de olho no relógio. Assim que se passarem sete minutos, retire-os também com colher e coloque-os numa tigela com água fria, para interromper o cozimento. Descasque-os. Introduza um palito de churrasco no sentido vertical e com a ajuda dos dedos divida cada ovo em duas partes. A ideia é que fiquem rústicos, como se vê na foto acima. Acomode-os num prato de servir. Tempere-os rapidamente, pois as especiarias pedem calor para liberar suas moléculas. Primeiro o sal, depois o suco de limão, o zatar, a pimenta síria, as raspas de limão, o azeite. Mexa com delicadeza, salpique o gergelim preto. Se você nunca experimentou servir ovos assim, faça-o. Com certeza vai agradar a todos.
Algumas palavras sobre o zatar. Trata-se de um tempero clássico libanês e amplamente empregado na culinária árabe. É o termo usado para nomear a delicada erva a que chamamos tomilho, ingrediente primário da mistura. Além dessa base, o zatar agrega sementes de gergelim torrado e sal. Para os apreciadores, ele confere mais sabor, aroma e alegria ao paladar e entra em muitos outros pratos. Como todo mix, a fórmula reflete a criatividade e preferência do criador. Mas, no geral, leva tomilho, orégano, manjericão, gergelim e sal. Às vezes coentro e cominho. Quase sempre o sumagre (ou sumac), que é uma especiaria de aroma exótico e sabor ácido, puxado para o cítrico, a lembrar páprica com limão. Este tempero é conhecido no Oriente Médio e na região do Mediterrâneo por seu teor de acidez e ardência. Se você não encontrar zatar, improvise. Na ausência do verdadeiro, podemos usar as especiarias de que dispomos no Brasil. Ficará muito bom também.
Fale com o Folha da Região!
Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.