Valparaíso

Surto da Síndrome Mão-Pé-Boca suspende aulas na rede infantil

Por Jaqueline Lopes | 30/03/2023 | Tempo de leitura: 1 min

Crianças de até 5 anos são mais suscetíveis à doença
Crianças de até 5 anos são mais suscetíveis à doença

Alunos menores de 5 anos de algumas escolas e creches da rede pública de ensino de Valparaíso (SP) ficarão sem aulas até esta sexta-feira (31). A faixa etária deles é a mais sucetível à proliferação do surto da Síndrome Mão-Pé-Boca.

De acordo com o boletim informativo da prefeitura, 55 casos da moléstia foram confirmados, o que motivou o fechamento de 6 creches e 3 escolas de ensino infantil. A Vigilância Sanitária optou por suspender as aulas com o objetivo de executar um trabalho de desinfeção, para que os alunos possam voltar às aulas na próxima semana.

“Com o atual cenário, decidimos fechar todas as creches municipais e duas escolas do Ensino Fundamental. Haverá uma reunião entre as secretarias para ser avaliado todo o cenário epidemiológico. Posteriormente, vamos ter uma nova conduta frente a tudo que está acontecendo.” disse a Secretária de Saúde, Paula Siriani Francisco Terçariol.

De acordo com a Vigilância Sanitária, esse tipo de síndrome é comum entre crianças de até 5 anos, podendo atingir outras idades e até mesmo adultos. Como não existe vacina contra a doença, esse tipo de vírus se propaga todos os anos nas redes escolares e é comum entre as crianças nos períodos de volta as aulas, já que elas são propensas a dividirem objetos como copos e talheres. Isso aumenta o contágio e propaga a virose com mais intensidade.

Os principais sintomas são febre, perda de apetite, dor na garganta e vermelhidão no corpo, podendo durar até 7 dias. Caso a criança apresente sinais e sintomas, os pais ou responsáveis devem procurar o Centro de Especialidades Odontológicas do município.

Fale com a Folha da Região! Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção? Clique aqui e fale com nossos repórteres.

Receba as notícias mais relevantes de Araçatuba e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.