SAÚDE

Escorpiões fazem Justiça do Trabalho suspender atendimento presencial em Bauru

Pelo menos até dia 4 de abril, o atendimento será exclusivamente remoto

Por Bruno Freitas | 22/03/2023 | Tempo de leitura: 2 min
da Redação

Bruno Freitas

Atendimento presencial foi suspenso após aparições de escorpiões
Atendimento presencial foi suspenso após aparições de escorpiões

Quem procurou, nesta quarta-feira (22), o Fórum Trabalhista de Bauru, situado na quadra 3 da rua Antônio Cintra Júnior, no Jardim Cruzeiro do Sul, encontrou cadeados nos portões e um comunicado ao lado. O texto informa que as atividades presenciais no local estão suspensas até 4 de abril, porque foram encontrados escorpiões em número considerável no prédio, nas últimas semanas.

Segundo a portaria (1/2023) assinada pelo juiz do trabalho Marcelo Siqueira de Oliveira, diretor do Fórum Trabalhista de Bauru, a decisão foi tomada levando em consideração o dever de manter a integridade física e a saúde dos usuários da Justiça, incluindo servidores, público em geral, estagiários, advogados e magistrados. O expediente seguirá remotamente.

O texto informa também que foi agendada para o dia 4 de abril, pelo Departamento de Saúde Coletiva, a realização de busca ativa para captura de escorpiões. O órgão da prefeitura, inclusive, destacou que eventual dedetização comprometeria o trabalho. Isso em virtude da administração do Fórum Trabalhista ter efetuado contato, sem retorno, com empresa contratada para realização do trabalho.

TELEPRESENCIAL

Ainda de acordo com a portaria, as audiências presenciais foram convertidas para a modalidade telepresencial, sem alteração de data e horário. Já as designadas para ocorrerem presencialmente poderão ser reagendadas, a critério de cada magistrado. Ainda foram suspensos todos os prazos de processos físicos e dos migrados para o meio eletrônico que necessitem de acesso aos autos em papel para tramitação.

Os advogados podem procurar o balcão virtual por meio do e-mail: daabauru.bauru@trt15.jus.br.

A assessoria de imprensa do Tribunal Regional do Trabalho da 15.ª Região (TRT-15), com sede em Campinas (SP), destaca que, a partir da pandemia, a Justiça do Trabalho está capacitada para o trabalho telepresencial quando necessário, como nesse caso do Fórum Trabalhista Bauru.

“Eventual necessidade de prorrogação da suspensão das atividades presenciais será avaliada após a realização das referidas medidas de controle e será objeto de nova portaria”, consta ainda no texto.

OUTRO LADO

Sobre este caso, a Prefeitura de Bauru informou que equipes do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) estiveram no Fórum Trabalhista na última segunda-feira (20) para um trabalho de orientação. "Ficou agendado para o dia 4 de abril o trabalho de busca e captura. Entretanto, em conversas com os responsáveis do Fórum Trabalhista, uma equipe da CCZ fará novos esclarecimentos na tarde desta quarta-feira hoje (22) e, possivelmente, [será marcada] uma nova data para a realização da busca e captura. Não foi registrada nenhuma picada de escorpião em funcionários do local", afirma o Executivo, em nota enviada pela assessoria de imprensa. "Importante ressaltar que Secretaria da Saúde, por meio do CCZ, é responsável apenas pela captura dos animais. Em casos de dedetização, se houver necessidade, o serviço deve ser contrato junto a empresas especializadas", finaliza.

Comunicado da direção do Fórum Trabalhista consta na portaria
Comunicado da direção do Fórum Trabalhista consta na portaria
Local permanecerá fechado até 4 de abril
Local permanecerá fechado até 4 de abril

Fale com a Folha da Região! Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção? Clique aqui e fale com nossos repórteres.

Receba as notícias mais relevantes de Araçatuba e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.