COVID-19

Com 18 casos positivos de covid, professores e funcionários são afastados de escola

Vigilância Epidemiológica orientou quanto ao afastamento e adoção de medidas de proteção ao vírus

Por Beto Silva | 22/03/2023 | Tempo de leitura: 2 min
beto.silva@jpjornal.com.br

Claudinho Coradini/JP

Apesar do número de casos, aulas seguem normalmente na unidade escolar
Apesar do número de casos, aulas seguem normalmente na unidade escolar

Professores e funcionários da escola estadual Dionete Calegari Miori, no Jardim Oriente, em Piracicaba, que estão com diagnóstico de covid-19 ou com suspeita da doença, foram afastados por até dez dias. A orientação foi dada pela Vigilância Epidemiológica do município com base nos protocolos do Ministério da Saúde. Até esta segunda-feira, (18), pessoas que atuam na unidade estavam infectadas pelo novo coronavírus. Não há confirmação de estudantes doentes.

“Além disso, foi orientado que, também por dez dias, sejam reforçados os cuidados na escola como uso da máscara, evitar aglomeração, deixar os ambientes ventilados/arejados, utilizar álcool em gel para higienização das mãos, entre outros”, informou a Secretaria de Saúde de Piracicaba, acrescentando que  ‘a não ida de alunos à escola não foi uma orientação da pasta’.

Segundo um professor, que pediu para não ser identificado, na quinta e sexta-feira (16 e 17) vários estudantes voltaram para casa, devido a sintomas gripais. Na segunda-feira (20) pela manhã, dos cerca de 400 alunos matriculados, apenas 24 assistiram às aulas. Já no período da tarde, dos 200 estudantes matriculados, apenas 31 foram às aulas.

De acordo com as informações do educador, são 14 docentes confirmados com covid-19, além de duas vice-diretoras, uma funcionária de limpeza e outra da secretaria da escola.

“A gente acredita que essas crianças não procuraram atendimento médico para confirmação”, disse o professor.

A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo informou, nesta terça-feira (21),  que quando há caso de estudante ou professor suspeito (dois ou mais sintomas) ou confirmado para covid-19 nas unidades, este deve permanecer em isolamento por cinco dias, conforme orientação médica.

Segundo a pasta, os professores que testaram positivo estão isolados. “A vigilância esteve na escola e não constatou nenhuma anormalidade, as aulas seguem normalmente.

A Educação informou que a unidade cumpre todos os protocolos sanitários, como higienização constante das mãos, higienização e ventilação dos ambientes, identificação e afastamento dos infectados e monitoramento de seus contactantes.

Clique para receber as principais notícias da cidade pelo WhatsApp.

Fale com a Folha da Região! Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção? Clique aqui e fale com nossos repórteres.

Receba as notícias mais relevantes de Araçatuba e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.