SOCIEDADE

Dia Mundial da Síndrome de Down: inclusão e respeito

Por Ana Carolina Gonçalves (estagiária, sob supervisão) |
| Tempo de leitura: 1 min
Internet
O Dia Mundial da Síndrome de Down faz referência à condição genética
O Dia Mundial da Síndrome de Down faz referência à condição genética

O Dia Mundial da Síndrome de Down é comemorado no dia 21 de março, que faz referência à condição genética no par 21 de cromossomos. Emindivíduos que possuem a síndrome,  ele aparece com três exemplares, recebendo o nome de trissomia. A data tem como objetivo conscientizar a sociedade sobre a prática de inclusão.

Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), existem aproximadamente 300 mil pessoas com Síndrome de Down no Brasil. Os direitos são assegurados pela Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência da ONU.

É importante ressaltar que crianças, jovens e adultos com a síndrome, podem apresentar algumas características semelhantes e podem estar sujeitos a uma maior exposição a doenças, porém, cada indivíduo é único, apresentando características e personalidades diferentes.

Em 1866, John Langdon Down, se referiu à primeira descrição como um quadro clínico. Por isso a referência com o seu sobrenome. Em 1958, o francês Jérôme Lejeune e a inglesa Pat Jacobs, descobriram a origem cromossômica da síndrome, quando passou a ser considerada genética.

Crianças com síndrome de Down precisam ser estimuladas desde o nascimento, para vencer as limitações da alteração genética; exigem assistência profissional multidisciplinar e atenção constante dos pais. O objetivo sempre deve ser habilitá-las para a participação e o convívio social.

Fale com o Folha da Região!
Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.

Comentários

Comentários