ESPORTE

São Paulo Olímpico tem Araçatuba como uma das sedes

O programa tem como objetivo a descoberta de novos talentos na área de atletismo, basquete, futsal, handebol, judô e vôlei.

Por Ana Carolina Gonçalves (estagiária, sob supervisão) | 21/03/2023 | Tempo de leitura: 2 min

O Governo do Estado de São Paulo anunciou, nesta segunda-feira (20), que investirá R$150 milhões em um projeto esportivo realizado nas escolas estaduais, em parceria com os municípios.

O Programa São Paulo Olímpico terá aulas de atletismo, basquete, futsal, handebol, judô e vôlei, voltado à descoberta de novos talentos. Ao todo, 600 professores de educação física serão capacitados.

Além de Araçatuba, 10 municípios foram escolhidos para sediar o evento implantado em forma de projeto-piloto, como Birigui, Campinas, José Bonifácio, Limeira, Lins, Novo Horizonte, Piracicaba, Santa Bárbara d’Oeste e São José do Rio Preto.

O prefeito de Araçatuba, Dilador Borges, em companhia do secretário municipal de Esporte, Lazer e Recreação, Sergio Tumelero, e da diretora de Esportes, Andréa “Saúde” Britto, foram a São Paulo, capital,  para participar do evento, realizado no Palácio dos Bandeirantes. “Encontramos a secretária estadual de Esportes, Coronel Helena Reis, e o secretário executivo da pasta, José Roberto Oliveira de Souza, e conversamos sobre Araçatuba e região, nossos potenciais e necessidades no âmbito do esporte enquanto responsabilidade da administração pública”, diz o prefeito.

“É uma honra, e ao mesmo tempo, um sentimento de dever cumprido, recebermos a notícia de que Araçatuba, junto a Birigui e região, serão sedes desse projeto piloto. Uma prova de que a primeira aposta do Governo Estadual acontece em caráter de reconhecimento e credibilidade”, completa Dilador.

O projeto São Paulo Olímpico será uma realização das secretarias estaduais de Esporte e de Educação. “A ligação entre esporte e educação será cada vez mais forte. Quantos talentos temos espalhadas pelo Estado? Se dermos incentivo, eles vão aflorar. E essa turma vai fazer as bandeiras de São Paulo e do Brasil tremularem mais alto. Veremos medalhistas saindo do nosso programa e que vão inspirar outros jovens”, declarou o governador Tarcísio de Freitas.

“O objetivo é formar atletas olímpicos e investir no esporte como política pública. Vamos trabalhar a sociedade e seu sentido de cidadania desde os primeiros anos da idade escolar”, destacou a secretária de Esportes, Coronel Helena Reis.

O secretário-chefe da Casa Civil, Arthur Lima, e o secretário de Educação, Renato Feder, também acompanharam o evento.

As ações serão divididas em três etapas, sendo a primeira a iniciação esportiva para alunos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental. Os participantes que se destacarem serão encaminhados a Centros de Formação Esportiva a partir do 6º ano. Futuramente, poderão ser encaminhados para o treinamento de alto desempenho.

Calendário Esportivo 

O calendário oficial da Secretaria de Esportes terá 39 eventos, que serão sediados em diferentes cidades do interior. A primeira competição de grande porte serão os Jogos da Melhor Idade (JOMI), em São Bernardo do Campo, de 27 de março a 2 de abril.

Os Jogos Escolares também tem grande porte, com nove copas de diferentes modalidades esportivas, o Campeonato Estadual de Futebol Professor José Astolphi e os Jogos Regionais nas oito regiões esportivas. Já a grande disputa de 2023 será os Jogos Abertos do Interior Horácio Baby Barioni, completando sua 85ª edição.

Fale com a Folha da Região! Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção? Clique aqui e fale com nossos repórteres.

Receba as notícias mais relevantes de Araçatuba e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.