A campanha de coleta de embalagens de agrotóxicos em Andradina começou nesta segunda-feira (20) e vai até a próxima quarta-feira (22). A Prefeitura de Andradina, a Raizen, Camda e o Sindicato Rural estão em parceria nesse projeto que facilita a devolução e a destinação correta desses materiais.
De acordo com Leila Rodrigues, secretária de Agricultura, Meio Ambiente, Produção e Agricultura Familiar, a devolução de todas embalagens e caixas de papelão dos agrotóxicos utilizados pelos agricultores é obrigatória, amparada por leis estaduais, federais, decretos e resoluções que determinam a responsabilidade compartilhada dos envolvidos no processo. O recolhimento acontece na sede do Sindicato Rural de Andradina, no Jardim Santa Cecília.
“Os agricultores e consumidores de insumos agrícolas que não fazem a destinação correta das embalagens para canais aptos, ao realizarem queimadas ou descarte incorreto em mananciais ou beira de estradas, podem expor a saúde e a qualidade de vida de pessoas, animais e plantas, além de estarem passíveis de crime ambiental”, explica Leila.
Segundo a lei, os produtos devem ser devolvidos no prazo de um ano após a compra. Aqueles que ultrapassarem este prazo, que não devolverem as embalagens ou que não seguirem as normas de higiene para a entrega poderão receber notificações e multas dos órgãos responsáveis pela fiscalização. “Tínhamos um acúmulo dessas embalagens porque as administrações anteriores deixaram de fazer a campanha por cinco anos consecutivos. Voltamos a realizar em 2020 e já recolhemos mais de 11 mil embalagens desde então. Por conta do sucesso da campanha em anos anteriores acreditamos que o recolhimento dessas embalagens seja bem menor este ano”, disse Leila.
Para mais informações sobre o descarte, o produtores devem ligar para (18) 3723-5292 ou (18) 3722-5505.
Cuidados com a embalagem
As embalagens vazias devem efetuar a tríplice lavagem ou lavagem sobre pressão, além de furos nas embalagens rígidas laváveis. As embalagens não laváveis devem ser mantidas intactas, adequadamente tampadas e sem vazamento. Já as embalagens flexíveis contaminadas devem ser acondicionadas em sacos plásticos impermeáveis.
Danos
O descarte e o manuseio inadequado das embalagens de agrotóxicos podem causar prejuízo aos animais, plantas e seres humanos. Os resíduos nas embalagens podem atingir o solo e alcançar o lençol freático, tornando a água imprópria para o consumo, podendo causar intoxicação.
A recuperação do ambiente danificado varia conforme o grau de contaminação do solo.
Fale com o Folha da Região!
Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.