PRISÃO

Homens que participaram do terrorismo em Brasília foram presos em Penápolis

Fábio Alexandre de Oliveira e Erlon Paliota Ferrite participaram de um vídeo onde Fábio estava sentado na cadeira do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF).

Por Ana Carolina Gonçalves (estagiária, sob supervisão) | 17/03/2023 | Tempo de leitura: 1 min

Mecânico Fábio Alexandre de Oliveira sentado na cadeira do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Morais.
Mecânico Fábio Alexandre de Oliveira sentado na cadeira do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Morais.

O mecânico Fábio Alexandre de Oliveira, que sentou na cadeira do ministro do Supremo Tribunal Federal, Alexandre de Morais, foi preso na manhã desta sexta-feira (17), durante a oitava fase da operação “Lesa Pátria”, que busca alvos dos atos terroristas que danificaram os prédios dos Três Poderes, em Brasília, no dia 8 de janeiro. Foram apreendidos, também, uma empresária e um ex-servidor municipal na operação, no noroeste paulista.

Na ocasião, o ex-servidor público Erlon Paliota Ferrite, que foi chefe do Serviço de Transporte de Ambulância de Penápolis e vereador pelo Partido Verde (PV) em 2012 e 2016, gravou um vídeo com Fábio.

No vídeo, o mecânico aparece sentado e debochando da situação: “Cadeira do Xandão, agora com irmão Fábio, já era”.

Erlon divulgou também vídeos nas redes sociais, onde aparece participando das invasões aos prédios e destruindo bustos de Victor Nunes Leal e Pedro Lessa. Ele foi exonerado do cargo que ocupava no dia 20 de janeiro.

O Supremo Tribunal Federal informou que concluiu a análise das prisões de todos os suspeitos detidos após os atos de terrorismo na Esplanada dos Ministérios, sendo em flagrante ou nas fases anteriores da operação Lesa Pátria.

O ministro Alexandre de Morais rejeitou os pedidos de liberdade de 86 mulheres e 208 homens que tiveram condutas gravosas. Os 294 suspeitos foram mantidos em prisão preventiva.

A maioria dos presos vai responder por crimes graves, como dano qualificado, abolição violenta do Estado de Direito e golpe de Estado.

Fale com a Folha da Região! Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção? Clique aqui e fale com nossos repórteres.

Receba as notícias mais relevantes de Araçatuba e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.