Alarme falso

Boatos de abertura de comportas causam pânico em Andradina e cidades próximas

Por Da Redação | 17/03/2023 | Tempo de leitura: 2 min

ALARME FALSO DE ROMPIMENTO DE BARRAGEM CAUSA PÂNICO EM ANDRADINA E REGIÃO

Um vídeo, que circulou entre moradores do Assentamento Roseli Nunes, no distrito de Entre Rios, em Itapura SP, causou pânico em boa parte da população rural. No vídeo, disseminado em grupos de aplicativo de mensagem, há luzes “piscantes” e a sugestão de estrondos na usina Hidrelétrica de Três Irmãos, no município de Andradina, e na divisa entre Itapura, Castilho e Pereira Barreto.

A situação flagrada por um morador do assentament, bastou para que muitas pessoas voltassem a cogitar o rompimento da barragem da Usina Hidrelétrica. Contudo, foi mais um “alarme falso”, para tranquilidade da população.

As Defesas Civils de Andradina e Ilha Solteira foram acionadas para investigar o suposto problema e foram tranquilizadas pela Tijoá, empresa que administra a Usina.

O coordenador da Defesa Civil de Andradina, André Luis de Lima Augusto, participou de uma reunião com o gerente da usina Ruy Bicego, o coordenador de manutenção Guilherme Taveira, Marsal Torsoni, coordenadora de operação do Plano Ação de emergência e plano de segurança da barragem, e Renato Augusto, coordenador da Defesa Civil de Ilha Solteira. A reunião também teve a participação do engenheiro Euclides Cestari, da empresa Geometrisa, que faz a segurança da barragem.

“Sobre o vídeo eles informaram que não existem operações elétricas na área filmada e que tais luzes podem ser reflexo da água sobre a estrutura, por se tratar de fim de tarde”, disse.

A usina apresentou detalhes do Plano de Segurança de Barragens (PSB) e o Plano de Ação de Emergência (PAE) que são protocolos de todas as barragens utilizadas para a geração de energia elétrica.

“O plano já prevê todas as ações que devem ser tomadas a cada nível de risco da usina, prevendo até mesmo evacuação da população com um protocolo que usa a Defesa Civil de cada Município na ação”,  disse Lima Augusto.

Ainda, segundo ele, o plano da usina é complexo e garante a minimização de danos. As ações de Segurança de Barragens contemplam inspeções periódicas na Usina, essenciais para avaliar a situação das barragens, uma vez que elas tornam possível identificar, antecipadamente, eventuais necessidades de recuperação ou reforma.

Essas inspeções são rotineiras e podem ser feitas pelos órgãos reguladores e fiscalizadores, bem como realizadas por agentes externos, como auditores.

“O rompimento de uma barragem de uma hora para outra é praticamente impossível e, caso uma usina entrasse em emergência ao nível vermelho, a própria usina informaria, além de acionar a defesa civil, que evacuaria a população, finalizou Lima Augusto.