SAÚDE

Birigui terá plantão na área da saúde no próximo sábado

O plantão faz parte das ações do “Março Lilás”, de conscientização sobre os cuidados da saúde pelas mulheres.

Por Ana Carolina Gonçalves (estagiária, sob supervisão) | 15/03/2023 | Tempo de leitura: 1 min

Atendimento especial Saúde da Mulher
Atendimento especial Saúde da Mulher

A Secretaria Municipal de Saúde de Birigui fará, no próximo sábado (18), plantão especial de atendimento com serviços voltados para a manutenção da saúde da mulher.

O objetivo é facilitar o acesso ao atendimento para aquelas mulheres que enfrentam dificuldades em procurar os serviços ao longo da semana, dentro do horário comercial.

Para ser atendida, a mulher deve apresentar cópia do documento de identidade com foto (RG) e do cartão do SUS (Sistema Único de Saúde).

Serão disponibilizados serviços como coleta de exame preventivo ao câncer de colo de útero, teste rápido para sífilis, solicitação de mamografia, vacinação e atendimento odontológico e que serão prestados das 7h30 às 12h30, nas 11 UBSs (Unidades Básicas de Saúde) e Ambulatório de Saúde da Mulher, no Centro de Especialidades Médicas, localizado na região central da cidade.

O que é o Março Lilás? 

O mês de março marca a campanha de conscientização e enfrentamento ao câncer de colo de útero denominado “Março Lilás”.

A saúde da mulher é o foco da iniciativa que reforça o alerta sobre sintomas iniciais da doença e as principais formas de prevenção.

A doença se inicia, na maioria dos casos, de uma infecção genital persistente causada por alguns tipos do Papilomavírus Humano (HPV) que, em alguns casos, podem evoluir para o câncer.

A prevenção

O Sistema Único de Saúde (SUS) disponibiliza, gratuitamente, a vacina contra o HPV, uma das principais formas de prevenir a doença, para meninas de 9 a 14 anos e meninos de 11 a 14 anos. A vacina chega a prevenir até 70% dos cânceres de colo de útero e 90% das verrugas genitais.

Além da vacina, o uso de preservativo em todas as relações sexuais favorece a diminuição do risco de contágio do vírus. A realização de exames e consultas médicas periodicamente também é fundamental para o diagnóstico de qualquer alteração na saúde.

Fale com a Folha da Região! Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção? Clique aqui e fale com nossos repórteres.

Receba as notícias mais relevantes de Araçatuba e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.