Saúde

Prefeitura de Pereira Barreto renova contrato com Hospital de Amor para exames

Renovação de acordo garante manutenção da parceria firmada entre o município e a Fundação Pio XII - Hospital de Amor de Barretos para exames preventivos do câncer de colo uterino

11/03/2023 | Tempo de leitura: 1 min
Da Redação/Folha da Região

Divulgação/Prefeitura de Pereira Barreto

Exames são feitos nas Unidades Básicas de Saúde e, caso resultado indique alteração, as mulheres têm acompanhamento com vaga garantida no Hospital de Amor
Exames são feitos nas Unidades Básicas de Saúde e, caso resultado indique alteração, as mulheres têm acompanhamento com vaga garantida no Hospital de Amor

A Prefeitura de Pereira Barreto renovou o acordo do Programa de Prevenção do Câncer do Colo Uterino, parceria firmada há 15 anos com a Fundação Pio XII - Hospital de Amor de Barretos.

A assinatura, esta semana, foi feita com a presença do coordenador de Prevenção do Câncer do Colo do Útero, Marcelo Almeida, da secretária municipal de Saúde, Márcia Yamamoto, da diretora de Serviços de Saúde Atenção Básica, Vanessa Aparecida da Silva Rosa, e do chefe de Gabinete, Professor Duno.

Essa parceria mantém o município como referência nos exames preventivos (Papanicolau). Por meio do programa, a coleta em Pereira Barreto é feita com o método em meio líquido, tornando mais eficaz a detecção de câncer de colo de útero do que o método antigo e tradicional.

São apenas 30 cidades em todo Brasil que realizam esse tipo de exame. O exame por meio líquido não está disponível em nenhum laboratório particular na região, nem mesmo nos consultórios particulares.

Se descoberto no início, as chances de cura são de mais de 90%.

Os exames podem ser realizados nas Unidades Básicas de Saúde da cidade e, caso haja alguma alteração, as mulheres têm acompanhamento com vaga garantida no Hospital de Amor.

Fale com a Folha da Região! Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção? Clique aqui e fale com nossos repórteres.

Receba as notícias mais relevantes de Araçatuba e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.