É mentira!

Cidade duela contra fake news sobre merendeiras com Covid e viaduto que vai desabar

Boatos de que servidoras contaminadas com Covid estariam trabalhando na confecção das merendas e que um viaduto na linha férrea estariam prestes a desabar invadiram Andradina

11/03/2023 | Tempo de leitura: 2 min
Da Redação/Folha da Região

Divulgação/Prefeitura de Andradina

Prefeitura declarou que tanto o viaduto (foto) não corre risco quanto nenhuma merendeira contaminada trabalhou na Cozinha Piloto
Prefeitura declarou que tanto o viaduto (foto) não corre risco quanto nenhuma merendeira contaminada trabalhou na Cozinha Piloto

O poder público de Andradina teve de vir a público esta semana para desmentir duas fake news que se espalharam pela cidade: uma de que merendeiras estariam trabalhando mesmo infectadas com Covid-19 e outra, de que um viaduto estaria prestes a desabar. Ambas as informações são totalmente falsas, segundo a Prefeitura.

Segundo a secretária municipal de Educação, Estela Goda, não existem servidores da Cozinha Piloto, local onde é preparada a merenda escolar, com Covid. Segundo Estela, duas funcionárias que estavam doentes se afastaram, receberam alta médica e voltaram ao trabalho.

“Elas ainda sofrem um pouco com as sequelas que a Covid deixa, mas foram devidamente tratadas e receberam alta de seus médicos”, explicou a secretária.

Estela disse que a fake news foi disseminada com “maldade” nas redes sociais por um grupo que parece organizado e que atrai comentários negativos de pessoas dispostas a “criticar qualquer fato” e “disseminar qualquer boato” sem critério.

“Seguimos todas as normas de segurança a saúde e higiene. A merenda é de qualidade e não representa risco à saúde de ninguém”, disse.   

Viaduto não vai cair

A outra fake news que tomou conta de Andradina nestes últimos dias envolve o viaduto da rua José Augusto de Carvalho sobre a linha férrea. Ao contrário do que foi falsamente disseminado, a estrutura não está prestes a cair.

 É o que afirma o engenheiro Geraldo Pilla, secretário municipal de Obras, ao desmentir a notícia que circula nas redes sociais sobre possível avaria estrutural do viaduto. 

Segundo o engenheiro, a obra e outras estruturas viárias do município, entre pontes e viadutos, já foram vistoriadas em decorrência das últimas chuvas e nenhuma apresenta risco iminente de queda.

O levantamento foi feito com base em normas da Associação Brasileira de Normas e Técnicas (ABNT) e do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (Dnit).

“Quem criou esta notícia não teve nenhum critério técnico ao afirmar que o viaduto estava caindo. Recentemente notícia similar foi disseminada sobre o viaduto Miguelão, na rua Presidente Vargas, outra mentira”, disse.

Geraldo Pilla afirma que Andradina possui órgãos de classe que reúnem arquitetos e engenheiros que garantem rigor nas fiscalizações e que em caso de riscos iminentes a coletividade, eles estariam envolvidos na apuração de possíveis problemas.

“A estrutura está em condições ideais para uso e o problema aparente é no talude, que não representa risco estrutural para o viaduto e será recomposto”, disse.

As estruturas também receberam vistoria da Defesa Civil, que afastou o risco de queda. Segundo o coordenador da Defesa Civil, André Luís de Lima Augusto, nas últimas chuvas um prédio particular chegou a ser condenado pelo órgão.

Fale com a Folha da Região! Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção? Clique aqui e fale com nossos repórteres.

Receba as notícias mais relevantes de Araçatuba e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.