Carteira

Região de Araçatuba volta a ter saldo positivo na geração de empregos

Destaque é Birigui, que abriu mais de 300 vagas. Araçatuba e Penápolis também tiveram saldo positivo, enquanto Andradina e Guararapes tiveram mais demissões do que contratações

10/03/2023 | Tempo de leitura: 3 min
Da Redação/Folha da Região

Divulgação/Agência Brasil

Dados de baixas e de registros em carteira foram divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), do Ministério do Trabalho e Emprego
Dados de baixas e de registros em carteira foram divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), do Ministério do Trabalho e Emprego

As cinco principais cidades da região de Araçatuba fecharam o primeiro mês de 2023 com saldo positivo de empregos. O destaque vai para Birigui, que abriu mais de 300 novas vagas. Araçatuba e Penápolis também tiveram saldo positivo, enquanto Andradina e Guararapes tiveram mais demissões do que contratações.

Os dados foram divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), do Ministério do Trabalho e Emprego.

Birigui teve o melhor desempenho dentre as principais cidades da região, com 305 novas vagas abertas, saldo resultante de 1.342 admissões e 1.037 demissões no mês de janeiro deste ano.

O principal setor contratante que alavancou a economia da cidade foi a indústria, que teve 280 novas vagas abertas, sendo 688 novos contratados e 408 desligados. O setor de serviços, com 55 vagas a mais, construção com 23 vagas, e agropecuária com 16, também tiveram resultado positivo.

Apenas o comércio, com o fechamento de 69 vagas teve desempenho negativo no período. São 29.836 empregados com carteira assinada no município.

Em seguida, a principal cidade da região, Araçatuba, abriu 110 vagas de emprego, de acordo com os números do Caged. Foram 1.995 contratações e 1.885 demissões no período.

O setor de serviços mais uma vez puxou a economia da cidade com 123 novas vagas abertas, seguido pela indústria com 43, construção com 31 e agropecuária com 2. O comércio, assim como o Birigui, também teve desempenho negativo e fechou 89 postos de trabalho em janeiro. Em Araçatuba, são 51.595 pessoas trabalhando sob o regime de CLT.

O outro município que teve desempenho positivo em janeiro foi Penápolis. Foram 109 novas vagas abertas, resultado do saldo de 640 contratações e 531 demissões.

Na contramão de Araçatuba e Birigui, o comércio foi o maior contratante de janeiro em Penápolis, com 72 vagas abertas. Indústria com 41 e construção com 27 também contrataram mais do que demitiram. Houve perda de 20 vagas no setor de serviços e de 11 na agropecuária. Penápolis possui 15.438 pessoas empregadas com carteira assinada.

Negativo

Por outro lado, os municípios de Andradina e Guararapes tiveram queda no número de pessoas empregadas no primeiro mês do ano.

Em Andradina, foram 86 vagas a menos, já que foram demitidos 617 trabalhadores, enquanto apenas 531 foram contratados.

O saldo negativo foi puxado pelo setor de serviços, com 66 postos de trabalho fechados, seguido do comércio e da indústria, que fecharam 23 postos cada. A construção com 14 vagas e a agropecuária com 12 foram os setores que tiveram desempenho positivo na cidade. Andradina está com 15.917 pessoas empregadas.

Já em Guararapes, são 54 empregos a menos, com 236 demissões e apenas 182 contratações em janeiro.

O setor de serviços também foi o que mais perdeu, com 45 vagas a menos, sendo que indústria, com -12, e agropecuária, com -10, também variaram negativamente. O comércio da cidade abriu 7 vagas, enquanto a indústria abriu outras 6. O saldo de pessoas empregadas na cidade é de 6.723.

Estado

O estado de São Paulo variou seu número de vagas de emprego positivamente em janeiro. Foram 18.663 vagas a mais, com mais de 571 mil contratações.

O destaque foi para a indústria, que empregou mais de 17 mil pessoas no primeiro mês do ano. Mais de 15 mil começaram a trabalhar na construção civil e cerca de 3.500 no setor de serviços. O estado tem mais de 13 milhões de trabalhadores sob regime CLT.

Fale com a Folha da Região! Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção? Clique aqui e fale com nossos repórteres.

Receba as notícias mais relevantes de Araçatuba e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.