Vida e Saúde

Espanhola de 102 anos que vive na região esbanja vitalidade e ainda trabalha na lavoura

Ana Juliana Rodrigues de Campos, mais conhecida como dona Anita, mantém atividades agrícolas na propriedade rural onde vive, em Andradina; aguerrida, criou no campo os dez filhos

10/03/2023 | Tempo de leitura: 1 min
Da Redação/Folha da Região

Divulgação/Prefeitura de Andradina

Dona Anita completou um ano de vida a bordo do navio que a trouxe para o Brasil junto com a família, em 1923
Dona Anita completou um ano de vida a bordo do navio que a trouxe para o Brasil junto com a família, em 1923

Ana Juliana Rodrigues de Campos, mais conhecida como dona Anita, esbanja vitalidade e ainda mantém atividades agrícolas na propriedade onde vive, em Andradina. Aos 102 anos de idade, a espanhola de alma brasileira cuida da horta e outros afazeres do campo no bairro rural Timboré, onde no passado participou ativamente dos movimentos pela reforma agrária.

Anita foi uma das homenageadas no "Encontro com Elas no Campo", iniciativa realizada pela Secretaria de Agricultura de Andradina.

“Pudemos ouvir a história de coragem dessa mulher que, sem dúvida, representa a mulher do campo de Andradina. Um verdadeiro exemplo”, disse o prefeito Mário Celso Lopes, durante encontro com dona Anita, junto com a secretária Leila Rodrigues.

Trajetória de superação

Dona Anita completou um ano de vida a bordo do navio que a trouxe para o Brasil, em 1923. Após o fim da Primeira Guerra Mundial e com a gripe espanhola, o cenário político na Espanha não ia bem, já à sombra da ditadura de Primo de Rivera, capitão-general que deu um Golpe de Estado e permaneceu no poder até 1930. Foi então que a família de dona Anita resolveu buscar um recomeço no Brasil.

Aqui em terras brasileiras, onde depois fixaria residência em Andradina, a família de dona Anita sempre se dedicou à agricultura. Foi no campo que ela criou os dez filhos e construiu um legado reconhecido por todos do lugar.

Fale com a Folha da Região! Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção? Clique aqui e fale com nossos repórteres.

Receba as notícias mais relevantes de Araçatuba e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

1 COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.

  • Dionísio Guiroto
    10/03/2023
    Que Deus continue dando muitas bênçãos e saúde pra esta senhora.Fica até difícil fazer um comentário.Fiquei muito feliz com esta reportagem. Pra senhora saúde, saúde e muita saúde