Conta mais cara

Prefeitura de Penápolis reajusta tarifa de água e esgoto em 5,93%

Departamento Autônomo de Água e Esgoto alega que medida é necessária para garantir a manutenção, investimentos e melhorias no tratamento, distribuição e reservação de água

09/03/2023 | Tempo de leitura: 2 min
Da Redação/Folha da Região

Divulgação

Segundo o poder público, nova tarifa passa a contar a partir do consumo efetuado no dia 1 de março
Segundo o poder público, nova tarifa passa a contar a partir do consumo efetuado no dia 1 de março

A Prefeitura de Penápolis anunciou o reajuste da tarifa de água e esgoto em 5,93%, que já passa a contar a partir do consumo efetuado no dia 1 de março. O Conselho Gestor havia proposto um realinhamento de 9%, mas a administração municipal achou o índice alto e optou por um aumento inferior, "para não prejudicar os moradores que ainda sofrem com a pressão inflacionária do país".

Segundo o Daep (Departamento Autônomo de Água e Esgoto de Penápolis), a medida é necessária para garantir a manutenção, investimentos e melhorias no tratamento, distribuição e reservação de água no município. O percentual foi analisado e aprovado pelo Conselho Gestor de Saneamento.

Esse reajuste da tarifa de água e esgoto é baseado numa análise da composição dos custos operacionais do Daep, assim como da necessidade de investimentos nos processos de captação, tratamento e distribuição de água e coleta e tratamento de esgotos.

Conforme alegou o departamento, houve um aumento de 3,89% na folha de pagamento em relação ao ano anterior; a energia elétrica aumentou 8,26%; combustíveis aumentaram 11,30% em relação também ao ano anterior; já com os produtos químicos, os gastos foram 17,80% maiores que no ano passado.

Ainda segundo o Daep, também foi analisada a necessidade de investimentos para melhoria da prestação de serviços como construção de novas adutoras, renovação da frota para desobstrução de esgotos, automação da ETA (Estação de Tratamento de Água), construção de novo reservatório de água no bairro Pereirinha e desassoreamento das ETEs (Estação de Tratamento de Esgotos).

“O valor da tarifa de água e esgoto de Penápolis está dentro da realidade de outros municípios, sendo que para subsidiar as análises de solicitação de reajustes ao Conselho Gestor de Saneamento, realizamos pesquisa de preços para comparar se estamos com valores fora da realidade, o que não foi detectado”, disse o Daep em nota.

“Em pesquisa, foi constatado que os outros municípios tiveram aumento que variam de 6,96% a 13,85% em suas tarifas de água e esgoto", justificou.

Fale com a Folha da Região! Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção? Clique aqui e fale com nossos repórteres.

Receba as notícias mais relevantes de Araçatuba e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.